A destinação de R$ 83 milhões para investimento no sistema viário da Capital é oportuna e necessária, opina a população.
O senador Davi Alcolumbre (DEM), presidente do Senado, mostrou toda a sua habilidade política e comprometimento com os interesses do Estado do Amapá e cada um dos seus municípios e destinou a “raspa do tacho” do Tesouro da União, para ser aplicado na Capital do Estado do Amapá.
Foram R$ 83 milhões de reais, sendo R$ 73,7 milhões oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que tem como ministro o engenheiro Gustavo Canuto, e R$ 9.5 milhões oriundos do Ministério do Turismo, que tem como ministro Marcelo Alvaro Antônio. Os recursos do Ministério do Turismo (R$ 9.550.000,00) equivalente a 11,47% do total, destinam-se à construção do Elevado JK que será construído no cruzamento da Rodovia JK com a rua Hildemar Maia.
Os R$ 73.696.387,59 estão previstos serem aplicados em 9 projetos de pavimentação de vias em Macapá, conforme quadro a seguir, que somado com o recurso do MTUR (construção do elevado) chega ao montante contratado.

A pavimentação das vias indicada no quadro por bairro já estão definidas em mapas que detalham os trechos onde serão aplicados os recursos na pavimentação das vias.
É importante salientar que haverá, na maioria dos casos, a execução dos serviços de lançamento de drenagem profunda, principalmente nos trechos onde acontecem alagamentos quando de chuvas mais concentradas, como é o caso das avenidas Padre Júlio e Cara de Carvalho.
Além da disponibilização dos recursos, o senador fez pedido ao prefeito atual do município no sentido de elaborar um cronograma de execução que cause o menor impacto no transito de veículos e no deslocamento de pessoas, especialmente no centro da cidade, que recebe os moradores de todos os bairros.
Para tanto deve ser desenvolvido, junto com a Companhia de Transporte e Trânsito de Macapá, um plano de rotas para o transporte coletivo que minimize os transtornos próprios de quando se intervém nas vias de uma cidade com quase 500 mil habitantes.
Nos locais onde já são registrados, principalmente nas horas de pico, processo de lentidão no trânsito de veículos, devem ser estudadas alternativas que não aumento os transtornos que aborrecem os usuários das vias, principalmente os condutores de veículos motorizados.