Segundo extrapolações baseadas nas estatísticas eleitorais registradas no site do TSE, o Estado do Amapá deve chegar em outubro de 2020 para as eleições municipais com um contingente de 524.542 eleitores que terão a incumbência, no dia 4 de outubro, de eleger 16 prefeitos, 16 vice-prefeitos e 170 vereadores para os 16 municípios do Estado. Macapá concentra, do total de eleitores, 304 mil aptos a exercer o direito de voto para a escolha do substituto de Clécio Luis na Prefeitura de Macapá.

MENOR COLÉGIO ELEITORAL DO ESTADO
Com 3.526 eleitores aptos a votar, o município de Pracuuba apresenta o menor colégio eleitoral para as eleições municipais deste ano. Mesmo assim elege 9 vereadores com um provável quociente eleitoral de 317 votos, o que significa dizer que o corte atinge apenas os candidatos que não alcançarem 32 votos. Santana tem 80.573 eleitores aptos e é provável que tenha um quociente eleitoral na proporcional (eleição de vereador) de 4.041 votos, com o corte atingindo os candidatos que não alcançarem 405 votos. Santana elege 15 vereadores.

FÉRIAS
Durante o mês de janeiro a população vai ouvir falando nas rádios locais, com mais frequência, e aparecendo na televisão, os deputados federais e os senadores. Acontece que aqueles parlamentares estão de férias e alguns escolhem as bases eleitorais para voltar, principalmente aqueles que estão no seu primeiro mandato. Os que são mais “veteranos” escolhem esse primeiro recesso no exercício do mandato para conhecer outros lugares ou aprender novos idiomas.

ANO-NOVO
Muita gente estava pedindo para que o ano de 2019 acabasse para logo vir o ano de 2020. Sabe como é: começo de década sempre oferece mais alternativas no planejamento de longo prazo e, ainda, para alguns o ano par é mais favorável do que o ano ímpar. Para quem não acredita e encara todo início de ano da mesma forma, então fica a dica: concentre seus esforços na esperança de melhoria, mas não deixe de planejar a sua vida. O momento exige!

MERCADO CENTRAL
Os empreendedores que estavam com a esperança de que a obra do Mercado Central fosse entregue antes do Natal tiveram que “engolir o choro”. Não deu certo e agora vão ter que enfrentar as dificuldades do primeiro semestre com o movimento que, possivelmente, vai atrair a população para as visitas nas instalações. Assinar o contrato de concessão foi um passo importante. Alguns testes ainda precisam ser feitos, principalmente com relação à disponibilidade de água tratada e o tamanho do espaço disponibilizado no mercado para cada empreendedor.

CARNAVAL 2020
Com a disposição de viabilizar o Carnaval 2020, o prefeito de Macapá, Clécio Luis, e o senador da República, Davi Alcolumbre, disponibilizaram recursos de emenda parlamentar (R$ 1.000.000,00) e do Tesouro Municipal (R$ 500.000,00) e repartiram com as escolas e outras agremiações para serem colocadas na rua as escolas de samba e blocos de animação. Não tem local (o sambódromo está interditado), a projeção é que o desfile se realize às proximidades. Tomara que dê certo!