O deputado federal Camilo dá a impressão que não entendeu nada e que não viu o tempo passar.
No final do ano, mas precisamente no dia 27 de dezembro, em entrevista a uma emissora de rádio de Macapá, o deputado Camilo Capiberibe (PSB) afirmou que o Partido Socialista Brasileiro do Amapá, PSB-AP, presidido, no Amapá, pelo seu pai, o ex-senador João Alberto Capiberibe, aguarda a declaração de apoio do prefeito Clécio Luis (Rede) e do senador Davi Alcolumbre (DEM) ao pré-candidato à Prefeitura do Município de Macapá, João Capiberibe (PSB/AP).
A alegação do deputado é de que o PSB “foi decisivo na eleição do prefeito Clécio em 2012 e do senador Davi Alcolumbre, em 2014”.
Procurados, tanto o prefeito Clécio Luís como o senador Davi Alcolumbre, através de pessoas próximas, informaram que não entenderam o posicionamento do deputado, principalmente quando alega que tanto Clécio, como Davi não têm pré-candidato a prefeito de Macapá nas eleições municipais deste ano.
Revendo o histórico das eleições citadas – 2012 para prefeito de Macapá e 2014 para o senado da República, anota-se que tanto em 2012 (Clécio Luis), como em 2014 (Davi Alcolumbre) disputaram pleito também contra adversários do Partido Socialista Brasileiro do Amapá. Na disputa pela prefeitura de Macapá, em 2012, estava Cristina Almeida, que recebeu 16,54% (33.777) dos votos válidos e, em 2014, o PSB apoiava a petista Dora Nascimento, para o Senado, que obteve 10,71% (38.919) dos votos válidos.
No segundo turno de 2012, Clécio Luis, na época no Psol, venceu Roberto Góes, do PT, somando 50,59% dos votos válidos. Naquele período não houve nenhuma declaração de apoio do PSB ao candidato do Psol.
Com relação à eleição de 2014, para o senado da República, não houve qualquer possibilidade de apoiamento uma vez que se trata de uma eleição de “um tiro só”, sem segundo turno, e o PSB tinha candidato na qualidade de aliado histórico do PT, a petista Dora Nascimento, que ficou em 4.º lugar.
Nas eleições de 2016 (para prefeito de Macapá) e 2018 (para o senado da República) o Partido Socialista Brasileiro concorreu “solteiro” com Rui Smith (3,71% dos votos válidos) para prefeito e com Janete Capiberibe, (20,17% dos votos válidos).
A “cobrança de conta” do deputado Camilo está com endereço errado e com informações incompletas, pois, os coligados políticos que elegeram e reelegeram Clécio Luís, agora pela Rede Sustentabilidade, um senador (2018) também pela REDE, ficando em 3.º lugar na disputa pelo Governo do Estado, com um candidato do DEM têm vários nomes para, na hora certa, apresentarem como pré-candidatos, ou preferirem apresentar um único nome, como, por exemplo, o do suplente de senador Josiel Alcolumbre (DEM) ou da secretária municipal de Saúde do município de Macapá, Silvana Vedovelli (Rede).
A política precisa de verdades para que a população não veja prejudicada ainda mais as suas escolhas.