Com os nervos à flor da pele, perder a linha é muito provável, mas esse momento de raiva pode causar dano moral.
Cada vez mais as redes sociais passam a ocupar espaço na vida das pessoas, se tornando o principal meio de comunicação da atualidade. Será que elas podem ajudar você na hora de uma cobrança? Garanto que se realizada da forma correta, é uma boa opção.
Muitos credores, usando de forma excessiva a cobrança via Whatsapp, Facebook e até mesmo Instagram têm dúvidas quando cobrar o devedor via redes sociais deixam o assunto de lado, com receio do prejuízo que podem ter.
Cobrar uma dívida pode parecer algo simples, mas se for feita da maneira errada, pode trazer muitos prejuízos.
Já aconteceu em uma capital brasileira o seguinte: a cobrança de dívida pelo Facebook rendeu a um desses cobradores raivosos condenação, por danos morais, no valor de R$ 5 mil, pela justiça da Comarca.
De acordo com o processo, o réu postou na rede social uma foto parcial do autor da ação, que permitia a identificação, e escreveu que queria de volta o dinheiro que havia emprestado há três anos. O autor alegou que tomou conhecimento da cobrança por pessoas de seu círculo de amizade e que a evolução de comentários vexatórios na foto expôs sua intimidade e de sua família, assim como abalou a moral e a honra por ser conhecido no bairro onde mora faz mais de 40 anos.
Esse é um ótimo exemplo sobre como não efetuar uma cobrança via rede social.
Todos os dias podem ser vistas nas redes sociais diversas cobranças como do exemplo anterior na plataforma do Facebook, principalmente grupos de bairros onde são realizadas as vendas. A pessoa fica tão brava com o calote, que acaba postando uma foto do devedor com uma legenda repleta de palavrões e muitos insultos.
Quando estamos com os nervos à flor da pele é possível perder a linha da prudência, mas olha o dano moral que esses momentos de acesso de raiva podem causar…
Não é indicado imaginar que “isso não vai virar processo, são casos isolados!”. Muitos casos não chegam a serem divulgados, isso não é motivo para pensar que o devedor não irá lhe acionar na justiça caso ofenda-o.
Já foi analisado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul um caso parecido quando o desembargador-relator ressaltou que as redes sociais são espaços públicos que não se prestam para ofensas, exposição e constrangimento de terceiros. A liberdade de expressão deve observar o que tem com limite – o direito do outro, complementou o desembargador, que arrematou avisando que eventuais dívidas devem ser cobradas por meios legais e próprios.
Esse caso tramitou perante o Juizado Especial (pequenas causas) e a pessoa condenada entrou com recurso para rever a decisão. Entretanto, a decisão não foi reformada.
Apesar do valor da indenização não ser alto, mostra que as pessoas estão atentas ao dano moral.
Muitos credores acham um absurdo tais decisões, entretanto, não compensa cobrar da maneira errada, se isso vai te dar uma futura dor de cabeça. Então não adianta achar a decisão da Justiça um absurdo.
Cobre da maneira certa e evite todo esse transtorno!
Existe forma correta de cobrar, pelas redes sociais, sem se envolver em encrencas.
Primeiramente, esqueça a cobrança pública, ou seja, não cobre via publicação em Feed do Facebook ou através de publicação em grupos.
Expor o devedor ao ridículo pode parecer divertido no primeiro momento, mas lembre-se dos exemplos acima e dos valores pagos de dano moral, logo a vontade passa…
Segundo, prefira se utilizar das mensagens privadas, como Whatsapp e Mensager do Facebook.
Por favor, nada de cobrar via grupo de Whatsapp. Isso pode complicar a situação com muitas pessoas envolvidas e acabar se tornando uma bagunça.
Na mensagem não escreva nada ofensivo, nem palavrões ou alguma espécie de coação. Seja educado, deixe claro o não pagamento e que caso o devedor não se manifeste você irá tomar as medidas judiciais cabíveis.
A cobrança de dívida em redes sociais é permitida, entretanto existem limites que não devem ser ultrapassados.
Se preferir, contate um profissional especializado para se inteirar sobre o assunto. Só não vale cobrar o devedor estando de cabeça quente e expondo-o nas redes sociais, a cobrança pode sair caro a você.