O senador Davi Alcolumbre, presidente do Congresso Nacional, foi o articulador político que viabilizou os recursos do Tesouro da União.
Com valor inédito na história de investimentos em infraestrutura no município de Macapá nos últimos anos, o prefeito do município assinou na sexta-feira, dia 3 de janeiro, contratos de repasses com a Caixa Econômica Federal. São R$ 83 milhões resultantes do trabalho político do senador Davi Alcolumbre, junto às autoridades da República, destinados para melhorias na mobilidade urbana da Capital.
A assinatura dos contratos propiciará a construção de um elevado na Rua Hildemar Maia com a rodovia Juscelino Kubitschek, o que permitirá a fluidez do trânsito que liga a zona norte com a zona sul.
A Rua Odilardo Silva e as avenidas Padre Júlio e Cora de Carvalho receberão obras estruturantes, com asfaltamento, drenagem profunda, calçadas, construção de ciclovias e urbanização.
Entre os bairros Renascer e Novo Horizonte, na Zona Norte da cidade, está projetada a construção de uma via de ligação que reduzirá o tempo de deslocamento de pedestres, ciclistas e condutores de veículos motorizados, melhorando a qualidade de vida de todos os moradores da região.
Além dos destaques, também serão feitas obras em vias dos bairros Liberdade, Pacoval e Infraero 2, além do distrito de Fazendinha (Vale Verde, Murici e Chefe Clodoaldo). A orla de Macapá, Rua São José, Eliezer Levy e Odilardo Silva também receberão obras estruturantes.
O prefeito de Macapá, Clécio Luís, destacou que os recursos disponibilizados nos contratos com a Caixa Econômica Federal, em Macapá, constituem a cereja do bolo, desde que Davi Alcolumbre assumiu a Presidência do Senado.
“Nunca tivemos, na história de Macapá, um volume tão grande de recursos aplicados em mobilidade urbana e viária. Agradecer todo empenho e compromisso do presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre, que está sendo incansável na luta para conseguir recursos para a melhoria de nossa cidade. Temos agora um cronograma pela frente. Após a assinatura dos contratos, vamos para a fase de aprovação dos projetos pela Caixa, realização das licitações e esperamos, já no próximo verão, estarmos nas ruas”, enfatizou Clécio Luís.
Para o presidente do Senado, o crédito só foi possível porque a Prefeitura de Macapá está preparada para receber e aplicar os recursos.
“Se a prefeitura não estivesse preparada, não adiantaria de nada o nosso trabalho. Tudo isso é fruto da dedicação do prefeito Clécio e de sua equipe. Fizeram projetos e deixaram tudo redondo para conseguirmos os recursos. A prova disso é que, em apenas três dias deste novo ano, já estamos assinando esses contratos junto à Caixa, que asseguram 83 milhões de reais, como recursos extraorçamentários, para que a prefeitura possa dar mais um passo rumo ao desenvolvimento”, concluiu.
O município de Macapá possui uma população estimada em 503.327 habitantes, segundo levantamento o IBGE em 1.º julho de 2019. Destes, pouco menos de 4% residem em área urbana.
Com o aumento do índice migratório, o desordenamento urbano também cresceu, trazendo assim a necessidade de intervenção para a promoção da infraestrutura necessária para melhoria da qualidade de vida.
A escolha das vias se deu por meio de levantamento das condições viárias da capital, observando onde a recuperação é emergente, já que a trafegabilidade está comprometida. Com os serviços, o tráfego de veículos será melhorado, beneficiando de forma indireta o acesso ao comércio e serviços, dinamizando a economia local e gerando qualidade de vida e bem-estar para a sociedade macapaense.
“Macapá está em festas hoje pela assinatura desses contratos. Sabemos o esforço e agrademos a parceria que reforça nosso compromisso de fazer acontecer e gerar qualidade de vida para nossa cidade” pontuou o superintendente da Caixa Econômica Federal no Amapá, João Denilson da Silva.
O prefeito Clécio ressaltou que a assinatura dos contratos é parte de um grande projeto de desenvolvimento da cidade, que soma quase R$ 300 milhões em obras para transformar as vias urbanas do município.
“Temos agora esses 83 milhões de reais, temos o PAC Mobilidade, convênio com o GEA (Governo do Estado do Amapá) e cinco blocos de obras nos bairros. São desafios gigantescos, jamais vistos, mas estamos conseguindo com muito trabalho, esforço em equipe e apoio do senador Davi”, finalizou.
No evento de assinatura dos contratratos esteve presente, entre outras autoridades municipais e do estado, o suplente de senador Josiel Alcolumbre (DEM), pré-candidato a prefeito de Macapá em 2020.