Os recursos extraorçamentários que foram conseguidos pelo senador Davi Alcolumbre, presidente do Congresso, que são superiores a 83 milhões de Reais, vieram dos orçamentos de dois ministérios distintos: ministério do Desenvolvimento Regional (88,53%) e do ministério do Turismo (11,47%). De uma tacada só Davi conseguiu abastecer de recursos a prefeitura de Macapá que, sem esse aporte, não teria condições de iniciar as obras anunciadas.

ELEVADO JK
Do ministério do Turismo veio o montante superior a nove e meio milhões de Reais e com a finalidade de resolver um problema que se agrava a cada dia – o trânsito de veículos no cruzamento da Rodovia JK com a Rua Hildemar Maia. Ainda bem que a Prefeitura já contava com um projeto preliminar que possibilitou a alocação de recursos e, ainda bem, está sem pendências nos diversos ministérios, em Brasília, que pudesse inviabilizar o recurso conseguido no final do ano.

A INCÓGNITA
O prefeito disse que vai destinar o maior empenho para realizar as obras que serão financiadas pelos 83 milhões; o senador Davi confiou que a Prefeitura tem capacidade de gerenciar os gastos decorrentes do projeto de R$ 83 milhões. Resta saber se a equipe técnica da prefeitura já não está com sua capacidade de trabalho no limite. Para que não haja problemas na execução é preciso reforçar as diversas equipes da prefeitura, principalmente as de engenharia, de administração e de finanças.

REDES SOCIAIS
Os dirigentes dos partidos políticos, os próprios políticos e a Justiça Eleitoral terão muito trabalho com os usuários das diversas redes sociais. Esta semana foi de uma mostra incrível considerando as consequências de um bate boca, havido na rede, entre o apresentador de televisão Sikêra Jr., de uma emissora de Manaus, e o senador Randolfe Rodrigues. As consequências o tempo vai dizer, principalmente com relação ao senador Randolfe, que foi severamente criticado pelo apresentador.

ELEIÇÕES 2020
Enquanto os partidos políticos e os políticos aguardam a publicação das resoluções do Tribunal Superior Eleitoral, detalhando as regras das eleições de 2020, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em Macapá, como de resto em todo o Brasil, os partidos não vão coligar para as eleições proporcionais, aquelas que escolhem os vereadores para um mandato de 4 anos. Sem a possibilidade de coligação, a eleição ganha, mesmo que parcialmente, status de eleição majoritária, ou seja, leva que tem mais votos.

CHUVAS
As chuvas continuam assustando os moradores das áreas de ressaca e mesmo de alguns pontos do centro da cidade, onde a água da chuva se acumula e deixa trechos importantes de vias completamente alagados. A solução para esses problemas são anunciados há bastante tempo e já entrou na lista das obras que são anunciadas e não saem do papel. Falta de dinheiro? Ninguém diz, ninguém sabe. Enquanto isso as maquetes servem para apresentar os planos iniciais e poderiam servir para a elaboração dos projetos definitivos.