O atual prefeito ainda lembra a virada, no segundo turno em 2012 e a vitória folgada em 2016.
O atual prefeito do município de Macapá, Clécio Luis (Rede), vai ter que tomar uma importante decisão sobre como vai participar do pleito, definindo inclusive quem vai apoiar para ocupar o cargo que hoje ele ocupa na Prefeitura de Macapá.
A data limite para a manifestação é 5 de agosto, data do limite final para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, conforme a Lei Eleitoral vigente (Lei n.º 9.504). As convenções podem ser realizadas a partir do dia 20 de julho.
Em 2012, quando da primeira eleição para prefeito disputada por Clécio Luis, que àquela altura era filiado ao PSOL, teve como principal adversário Roberto Góes (PDT) que disputava a reeleição. Também foram candidatos Cristina Almeida (PSB), Davi Alcolumbre (DEM), Genival Cruz (PSTU) e Evandro Milhomen (PT do B).
No primeiro turno Clécio ficou em segundo lugar com 27,89% dos votos válidos. O primeiro lugar ficou com Roberto Góes com 40.18%. No segundo turno veio a virada, principalmente pela adesão de Davi Alcolumbre, então deputado federal, e Clécio Luis foi eleito prefeito, praticamente no limite, com 50,59% dos votos válidos.
Em 2016, Clécio Luis saiu para a reeleição, desta vez já estava no partido Rede Sustentabilidade. Seu principal adversário foi Gilvan Borges (MDB), mas ainda disputaram o cargo: Aline Gurgel (PRB), Promotor Moisés (PEN), Genival Cruz (PSTU), Rui Smith (PSB) e Dora Nascimento (PT).
No primeiro turno Clécio Luis ficou em primeiro lugar com 44,59% dos votos válidos e Gilvan Borges em segundo lugar com 26,37%. No segundo turno Clécio Luis manteve a vantagem e venceu a eleição, com boa margem, alcançando 60,50% dos votos válidos. Gilvan ficou com 39,50% dos votos válidos.
Agora, em 2020, quando Clécio Luis não pode concorrer por impedimento legal, uma vez que a Lei Eleitoral só permite uma reeleição, então vai assistir de camarote os candidatos na disputa.
Até agora vários pré-candidatos estão se anunciando e sendo anunciados, mas a certeza dos disputantes só vai acontecer depois do dia 5 de agosto quando todas as convenções tiverem sido realizadas.