Os recursos são do Ministério do Turismo e são decorrentes de emendas parlamentares da Bancada do Amapá.
No meio desta semana, dia 14 de janeiro, o presidente do Congresso Nacional e senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP) anunciou ao governo do Estado do Amapá a liberação de R$ 6,7 milhões, pelo ministério do Turismo, para execução das obras de revitalização de um dos pontos turísticos mais importantes da capital amapaense: o Marco Zero do Equador.
O recurso, que já está empenhado, foi solicitado por Davi, em Brasília, com o intuito de melhorar a qualidade da estrutura atual e expandir turisticamente aquele ponto especial nos cenários nacional e internacional.
Acompanhado do governador do estado Waldez Góes, Davi explicou que a proposta inclui mudanças tanto no obelisco, quanto na área administrativa e de exposições. Estão previstas a construção de novas calçadas, obras de paisagismo, estacionamentos e adequações de espaços para expansão de novos anexos para comerciantes.
“O monumento será o cartão postal do nosso estado para o mundo. E eu divido essa conquista com a nossa bancada federal, pois todos trabalhamos muito, em Brasília, para agilizar recursos para o Amapá”.
Todas as conquistas são resultado desse esforço. A modernização do Marco Zero sempre foi um dos itens da nossa lista de prioridades, pois a gente sabia que o estado deteriorado do local tem impactado diretamente na diminuição do fluxo turístico. E, mais uma vez, com a união de esforços, deu certo. Macapá terá seu marco de volta, comemorou Davi.

Meio do mundo
O monumento Marco Zero do Equador tem 30 metros de altura e é atração turística. Macapá fica exatamente na divisa dos dois hemisférios terrestres, ou seja, a projeção da linha imaginária do Equador, acaba por dar uma perfeita noção do equinócio ao visitante e à população da cidade.
O monumento tem sua mediatriz coincidindo com a linha do Equador e em uma área da cidade onde estão o Sambódromo, o Estádio Zerão e ainda tem área reservada para a construção de um centro de convenções. O carnaval e o futebol, duas das paixões nacionais, estão, portanto, nessa área.
O governador adiantou que parte dos recursos da reforma do Marco Zero será utilizado para a recuperação do sambódromo.