Foi o 54º evento de inauguração de unidades que atendem a saúde municipal desde o começo do atual mandato do prefeito.
Foi entregue, totalmente revitalizada, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pacoval. O acontecimento foi registrado na terça-feira e contou com as presenças do senador Davi, presidente do Congresso, e do prefeito Clécio Luis, prefeito de Macapá.
Foi a 54ª entrega à população de unidades de atendimento à população, esta voltada para a saúde da família e um reforço fundamental para a gestão. A reforma teve início em 2018 e foi realizada com recursos de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, no valor de R$ 129 mil, e contrapartida do Município, de R$ 62 mil.
Com a reforma, a unidade ganhou um ambiente moderno e uma nova estrutura que garante acessibilidade, passando a contar com recepção, farmácia, três consultórios, salas de vacinação e de coleta de PCCU, gabinete odontológico, administração, copa e banheiros. Para o prefeito Clécio Luís, a reabertura da UBS Pacoval é fundamental, pois significa um reforço enorme para o sistema de saúde de Macapá.
“Ao todo já entregamos 54 dispositivos de saúde. Estamos reabrindo a UBS do Pacoval, e é importante ressaltar a emenda colocada pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, que tem sido parceiro da nossa gestão e do povo macapaense e do Amapá. O senador já alocou mais de trinta milhões de reais em recursos para serem investidos na área da saúde. Nossas UBS’s estão todas equipadas, com as farmácias cheias de medicamentos. Conseguimos trabalhar na crise e garantir a melhoria da qualidade de atendimento do nosso povo”, concluiu o prefeito.
O senador Davi disse que é uma honra colaborar com a saúde de Macapá e sempre lutará para conseguir mais recursos que melhorem a vida da população. “Muito feliz em participar hoje dessa entrega que tem nossa emenda e que melhorará ainda mais a saúde dos macapaenses. Uma oportunidade enorme fazer algo pelos 210 milhões de brasileiros e neles estão os macapaenses. O Município está adimplente, e o prefeito Clécio está de parabéns à frente dessa gestão. Estamos trabalhando para continuar com a parceria com o povo do Amapá”, enfatizou.
Além da reestruturação física, os atendimentos feitos na unidade também passam por modificações, tendo como foco o trabalho das Equipes de Saúde da Família (ESF’s), atribuindo maior capacidade de resposta às necessidades básicas de saúde da população da área de abrangência. Com modelo mais resolutivo, a unidade irá executar uma série de atividades individuais e coletivas que precisam ser promovidas e fomentadas pelas ESF’s em conjunto com a comunidade.
A moradora da Avenida Maranhão, Nádia Santos, 57 anos, é cardiopata e disse que está muito feliz em poder voltar o seu tratamento na UBS. “É uma alegria enorme poder retornar a esta unidade para me tratar, é perto de casa; estava fazendo no Novo Horizonte, mas agora meu retorno será aqui”, comemorou.
Na UBS, três equipes multiprofissionais serão responsáveis por uma assistência integral, contínua e de qualidade, capaz de assistir aos problemas de saúde mais comuns, por meio de processos educativos, que promovam a saúde e previnam doenças em geral na própria unidade, e também nos domicílios e em locais comunitários, como escolas.
Paulo Hugo, da Associação dos Moradores do Pacoval, agradeceu. “Quero parabenizar a comunidade de modo geral e ao prefeito Clécio e senador Davi Alcolumbre por esta entrega maravilhosa”, declarou.
Desta forma, apenas uma pequena parte dos casos precise ser encaminhada para serviços mais especializados em outras unidades de referência, como a UBS Perpétuo Socorro. E, mesmo nesses casos, não perdendo de vista o usuário, responsabilizando-se pelas “referências” necessárias, discutindo os casos e recebendo-os de volta, na “contra referência”, para continuar atuando no nível dos cuidados básicos.