No domingo, dia 9 de fevereiro, quando da realização do Festival de Samba de Enredo, a UBS Lélio Silva esteve com as equipes em regime de prontidão para pronto atendimento ampliado, com a manutenção do serviço laboratorial 24 horas, e notificação de violências e medicação profilática de emergência. Parceria firmada com a Secretaria de Estado da Saúde permitiu que casos mais graves fossem transferidos para UPA Zona Sul, que recebeu medicamentos e correlatos do município. Assim está prometido para ou outros eventos do Carnaval 2020.

REFORMA TRIBUTÁRIA
O senador Roberto Rocha [PSDB-MA] e o deputado Aguinaldo [Ribeiro] já se reuniram para tratar da constituição da comissão e da indicação dos seus membros. Os dois parlamentares esperam que tudo seja feito rapidamente para que a comissão possa conciliar as propostas avaliando as demandas e manifestações do governo. A expectativa é que o Senado e a Câmara dos Deputados instalem ainda este mês a comissão que terá a função de reunir em um só texto as principais matérias em tramitação sobre o assunto.

ELEIÇÕES 2020
A primeira reunião de 2020 dos diretores-gerais da Justiça Eleitoral foi realizada na semana que passou, no TSE, em Brasília, com o objetivo de elaborar uma proposta que otimiza o uso das urnas eletrônicas disponíveis para as eleições municipais deste ano. A partir de estudos estatísticos, foi apresentada aos diretores-gerais, durante o encontro, uma proposta de planejamento para a redistribuição das urnas eletrônicas entre os tribunais regionais eleitorais (TREs). Antes será submetido à apreciação da presidente da Corte Eleitoral, ministra Rosa Weber.

PRIMEIRA SUPERLUA DO ANO
A Lua foi a grande estrela do céu na noite do segundo domingo de fevereiro de 2020. O único satélite natural da Terra esteve em seu ponto mais próximo do Planeta Azul e em sua fase mais luminosa: a da Lua cheia. A essa coincidência, os astrônomos dão o nome de superlua. A distância média entre a Lua e a Terra é de aproximadamente 384 mil km. No entanto, por se tratar de uma órbita oval, essa distância pode variar de 400 mil km, quando mais distante, até cerca de 360 mil km, nos períodos de maior proximidade.

MEDIDA CAUTELAR DEFERIDA
O desembargador Carlos Tork, do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), deferiu parcialmente medida cautelar requerida pelo prefeito de Macapá, Clécio Luís, em ação direta de inconstitucionalidade contra a Câmara Municipal de Macapá para suspender, com efeitos ex tunc, os itens da Lei do Orçamento Municipal para 2020 ( 2.376/2019), promulgados recentemente pelo presidente da câmara, vereador Marcelo Dias. A questão central é a parcela destina à Câmara que o prefeito propôs uma, a Câmara Municipal propôs outra. Briga por verba pública!

ÁGUAS DE MARÇO
Os moradores da orla da cidade, no trecho compreendido entre o Igarapé das Mulheres e o Canal do Jandiá estão preocupados com as águas de março. Segundo eles, o risco é grande de a rua ser levada pela maré de forma total e completa. Alegam que em alguns trechos daquela parte da orla, a rua já foi “comida pela maré” até à metade asfaltada. O balaústre, a calçada, o meio-fio, a linha d’água e a maior parte do asfalto já foram levados pela água. Este ano preveem que podem chegar nas casas.