A proposta será submetida à Presidência do Tribunal Superior Eleitoral e aos presidentes dos Tribunais Regionais.
A primeira reunião de 2020 dos diretores-gerais da Justiça Eleitoral foi realizada na semana que passou, no TSE, e teve o objetivo de elaborar uma proposta que otimiza o uso das urnas eletrônicas disponíveis na atualidade para as eleições municipais deste ano.
A partir de estudos estatísticos, foi apresentada aos diretores-gerais, durante o encontro, uma proposta de planejamento para a redistribuição das urnas eletrônicas entre os tribunais regionais eleitorais (TREs), a ser submetida à apreciação da presidente da Corte Eleitoral, ministra Rosa Weber. Oportunamente as propostas serão apresentadas aos presidentes dos TREs.
O diretor-geral do TSE, Anderson Vidal, destacou que a otimização é possível, uma vez que, neste ano, haverá eleições municipais, quando são escolhidos apenas dois candidatos: um a prefeito e outro a vereador.
Além dos diretores-gerais, o encontro contou com a presença do juiz auxiliar da Presidência do TSE, Ricardo Fioreze, do secretário-geral da Corte, Estêvão Waterloo, da secretária da Corregedoria-Geral Eleitoral, Márcia Magliano, e dos titulares da STI, SAD, SOF, SGP, Ascom, Agel e Ages, considerando que a otimização do uso das urnas eletrônicas também envolve temas afetos a essas áreas, como remanejamento de equipamentos, logística, treinamento dos mesários, cadastramento dos eleitores e campanha de esclarecimento.