O melhor resultado da festa foi a comprovação que a união é o caminho e a esperança o alimento.
O Desfile das Escolas de Samba de Macapá realizado na sexta, dia 21 e no sábado, dia 22, na Passarela do Meio do Mundo foi até a manhã de domingo, dia 23. Depois de quatro anos sem carnaval das escolas de samba no Amapá, o evento voltou mobilizando a população, que lotou as arquibancadas e vibrou com alegria durante todo o evento.
O desfile do primeiro dia foi aberto pela escola de Santana, Império do Povo, que desenvolveu o enredo “Na passarela azul, o artista não é diferente”. Em seguida se apresentou para os jurados e o público a escola Emissários da Cegonha, para desenvolver o enredo “Teu faz me rir traz ou não felicidade”.
Já era madrugada de sábado quando a escola de samba Solidariedade entrou na avenida para mostrar porque está no Grupo Especial e defendeu o enredo “Isabel, do redentor ao franco-exílio. A augusta alteza imperial do Brasil”. Em seguida, entrou na passarela do samba a Escola de Samba Piratas Estilizados para defendeu o enredo “Xô preconceito, queremos respeito”.
A exibição das escolas, na primeira noite, foi encerrada já pela parte da manhã, pela Universidade de Samba Boêmios do Laguinho que defendeu o enredo “Belezas africanas, dádivas que a mãe África mandou”.
Na primeira noite o desfile das escolas atrasou por mais de uma hora devido a contratempos apresentados pela primeira escola, com dificuldades para movimentar o carro abre alas e, também, por causa da chuva que marcou todo o desfile.
No segundo dia, sábado, 22, o desfile foi aberto pela Associação Cultural Embaixada de Samba Cidade de Macapá, desenvolvendo o enredo “Mazagão: fantástica batalha de fé do reino que atravessou o mar”. A escola teve problemas com uma de suas alegorias.
Em seguida veio a Império da Zona Norte com o enredo “Meu jeito tucuju”, que apresentou um desfile dentro do esperado de uma escola que ainda está buscando a sua melhor maneira de apresentação. Na sequência o Grêmio Recreativo e Cultural Academia do Samba Unidos do Buritizal desenvolveu para os jurados e os espectadores o enredo “A fé nossa de cada dia: os caminhos são muitos, mas o ponto de chegada é um só”.
Já pelas 3 horas da madrugada entrou no corredor do desfile o Grêmio Recreativo Maracatu da Favela para defender o enredo “Solo fértil de imensos tesouros que brilham como fogo no extremo norte do Brasil”. Fez um desfile conforme esperado pelos seus associados, colaboradores e o público, nada de excepcional.
A Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada, para os seus brincantes e simpatizantes simplesmente Piratão, entrou animando o público que não demonstrava sinal de cansaço e desenvolveu o enredo “Viagem à Terra do Nunca”. Com menos brincantes que noutros carnavais, despertou aos que aguardavam o Piratão com expectativa.
O encerramento do desfile foi com o dia claro e com um verdadeiro arrastão proporcionado pelos espectadores que desceram da arquibancada e seguiram a bateria do Piratão.

Resultado
O Piratas da Batucada é o grande vencedor do Grupo Especial do carnaval 2020 realizado na Passarela do Meio do Mundo. A apuração aconteceu na quarta-feira de cinzas, à tarde, e apresentou o seguinte resultado: Piratas da Batucada (269 pontos), grande campeã; Boêmios do Laguinho (268,1 pontos); Maracatu da Favela (268 pontos); Piratas Estilizados (268 pontos); Solidariedade (265 pontos). Como o Piratão havia vencido a última competição do gênero, em 2015, ostenta o título de bicampeão consecutivo.
Na disputa do grupo de acesso a classificação final foi a seguinte: Emissários da Cegonha (268 pontos), campeão e, por isso, disputa pelo Grupo Especial em 2021; Império da Zona Norte (267 pontos); Império do Povo (267 pontos); e Embaixada de Samba Cidade de Macapá (265 pontos).