O suplente de senador e um dos principais dirigentes do DEM no Amapá, Josiel Alcolumbre, na quinta-feira, dia 13, resolveu desligar-se das funções que exercia como diretor da TV Band/Macapá, 4.1, com objetivo de ter mais tempo para trabalhar a sua pré-candidatura ao cargo de prefeito de Macapá, nas eleições de outubro. O seu principal apoiador é o irmão senador, Davi Alcolumbre, atual presidente do Congresso Nacional. Como é possível a coligação de partidos nas eleições majoritárias de 2020, o trabalho de juntar partidos é considerado decisivo.

CONSELHO DA AMAZÔNIA
Desde quando o presidente Jair Bolsonaro resolveu recriar o Conselho da Amazônia, como resposta à disposição de apresentar a Região Amazônica como um patrimônio exclusivamente nacional, os governadores que integram o Consórcio da Amazônia Legal, instrumento informal criado na reunião dos governadores da Amazônia, realizada em Macapá em 2019 reclama por não terem sido chamados para participar da composição do Conselho. O governo responde perguntando, durante todo esse tempo, o que foi feito para evitar os problemas que os próprios governadores levantam?

ESTRUTURA DO CARNAVAL
Os contribuintes se perguntam o motivo pelo qual o Sambódromo, construído em 1997, não está sendo utilizado para o desfile das escolas de samba do Amapá. Questionam se o dinheiro gasto na montagem da estrutura às proximidades do “templo do samba” não daria para colocar em condições a estrutura existente para o desfile. Dizem que por estas e outras que a população fica com a “pulga atrás da orelha” e imaginando coisas que não deveriam passar, sequer, pelo pensamento.

SOLUÇÕES EM BRASÍLIA
Com mais da metade do Orçamento Público do Estado sendo consumido com o custeio de pessoal, só resta para investimento os recursos oriundos das emendas parlamentares, agora impositivas, que são propostas pelos deputados e senadores, para aplicação nos serviços de execução dos projetos daqueles recursos, pelo Estado ou pelos municípios. Agora, com a performance do senador Davi, na qualidade de presidente do Congresso, e um dos homens mais influentes da República, recursos importantes, tanto no volume quanto na qualidade, têm possibilitado a retomada co crescimento.

ESPEROU E NÃO ADIANTOU
Na semana passada o partido Rede Sustentabilidade realizou o seu congresso estadual tendo como convidada especial o ex-senadora Heloisa Helena, na época pelo PSOL. O grande ausente da conferência foi o prefeito Clécio Luis que foi esperado, mas não compareceu ao encontro. Por lá foi definido que a Rede terá candidato próprio ao cargo de prefeito de Macapá nas eleições deste ano. O pré-candidato apresentado durante a conferência foi Rubem Bemerguy, que aproveitou o momento para filiar-se ao partido.

SOCIALISTAS SEPARADOS
Ao que tudo indica e ao que tem sido informado pelos dirigentes do Psol em Macapá, o partido deverá ter candidatura própria nas eleições de 2020. Até agora quem tem se apresentado como pré-candidato é o deputado estadual Paulo Lemos. O próprio deputado garante que já fechou com a jornalista/radialista Ana Girlene para ser a sua candidata à vice na chapa da Rede, A própria jornalista/radialista não negou que foi convidada nem deixou de mostrar-se interessada no convite recebido. Quem não gostou foi o presidente do PSB, tradicional catalisador das forças de esquerda.