As principais dificuldades alegadas para que os serviços ainda não estejam concluídos é o tempo chuvoso.
Os moradores da Avenida Cora de Carvalho, no centro de Macapá, perceberam que durante as chuvas que têm caído na cidade aquela via não fica mais com acúmulo de água. Esse fato se deve à instalação de um sistema auxiliar com cerca de 840 tubos de 1000 mm para fazer a vazão das águas pluviais e que ainda não foi concluído. Trata-se de uma galeria tubular, em concreto, com duas linhas que possibilita a vazão das águas de chuva sem acumular sobre a via.
Aqueles serviços de construção das linhas de drenagem iniciaram em outubro de 2019, com a limpeza do canal da Mendonça Júnior, seguido pelo lançamento da drenagem profunda, também em tubos de concreto, na Rua Odilardo Silva, atravessando a Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, a Avenida Cora de Carvalho.
Os serviços de construção de linhas de drenagem profunda é uma obra que acarreta vários problemas, ainda mais quando o período é chuvoso. Os técnicos da Prefeitura de Macapá, responsáveis pelo serviço, garantem que aquele ponto crítico da cidade pode melhorar muito permitindo trafegabilidade, mesmo em tempo de chuva e tranquilidade porá os moradores que têm endereço naquela área.
Em fevereiro de 2019 a Prefeitura de Macapá fez uma ação de limpeza nas galerias do sistema de drenagem e constatou que se encontram 80% obstruída, segundo o secretário de obras do município. As raras limpezas que são feitas não vence a quantidade de lixo que as águas levam para aquela galeria.
A coleta de água dirigida para as galerias da Cora de Carvalho, segundo os técnicos da prefeitura, revelam uma grande contribuição de toda a área que precisa ser drenada, recebendo a coleta de, aproximadamente, 6km de rede, atendendo até ás necessidades da Avenida Mendonça Furtado e Jovino Dinoá. Ainda devem ser adicionado nos cálculos a água servida lançada pelos moradores decorrente de lavagem de oficinas, e até esgoto sanitário.
Mesmo com o prazo de conclusão dos serviços de instalação das linhas de drenagem profunda naquele trecho tenha sido adiado várias vezes, os técnicos da Secretaria de Obras do Município de Macapá, anunciam que, em 60 dias a obra estará concluída.