Os trabalhos têm como objetivo deixar a cidade mais iluminada, proporcionar qualidade às práticas esportivas e de lazer ofertadas em locais como as praças.
Os serviços estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Iluminação Pública e incluem a troca de relés, reatores, braços das luminárias e troca de lâmpadas, reposição de cabos etc.
Na praça do bairro Cabralzinho, a restauração do sistema melhorou a iluminação da área arborizada, houve a substituição das luminárias, reposição de lâmpadas danificadas e trocas de projetores quebrados na praça, onde está localizada a academia ao ar livre.
Com toda a praça novamente iluminada, além de tornar o ambiente mais seguro, proporciona aos moradores o retorno das atividades noturnas, como bons bate-papos e caminhadas. O lugar também é utilizado pela Associação de Moradores, que, alternadamente, realiza ali reuniões da entidade.
Já na rodovia Duca Serra (AP-020), onde o fluxo de veículos é intenso, a prefeitura trabalha durante a noite e fins de semana. Os serviços incluem trocas de lâmpadas, relés e de algumas fiações. No bairro Buritizal, atendendo ao pedido dos moradores e de associações esportivas, a Praça Coelho Neto também recebeu manutenção em todo o sistema de iluminação. Foram feitas a substituição de lâmpadas quebradas, projetores foram trocados e feita a instalação de comandos para os circuitos.
A execução dos trabalhos visa dar mais tranquilidade à população. São espaços públicos que precisam ser cuidados e preservados por todos. Recuperar a iluminação é o objetivo do serviço, em uma segunda fase, está prevista a melhoria na eficiência da iluminação sem que aumente o consumo de energia.

Vandalismo X Iluminação Pública
A secretaria faz reparos de acordo com as necessidades e conforme as solicitações da população. Entretanto, em praças, arenas, entorno dos estádios, orla de Macapá, áreas que a população utiliza para práticas esportivas, são encontradas diversas lâmpadas apagadas em consequência de atos de vandalismo.
A colaboração da população é importante para que denuncie esses crimes para que seus autores sejam identificados e penalizados. Está disponível o número 99970-3923 para receber denúncias. A identidade do denunciante será mantida em sigilo, garantem as autoridades do município.
A Secretaria de Iluminação também recebe denúncias, reclamações e solicitações de serviços no prédio do órgão, que fica localizado na Rua Professor Tostes, nº 984, bairro Central, das 8h às 18h.