No sábado, dia 14 de março, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, se reuniu com o Comitê de Gestão Municipal para delimitar medidas preventivas para combater a proliferação do Coronavírus. Na reunião, foram assinados três decretos relacionados ao Covid-19: o primeiro instituindo o Comitê Municipal de Enfrentamento e Resposta Rápida ao Coronavírus; o segundo, delimitando medidas administrativas relativas aos servidores municipais; e o terceiro trazendo medidas preventivas no âmbito municipal e definindo o Estado de Alerta Epidemiológico.

PREOCUPAÇÃO
Com a finalidade de dar exemplo à população e, também, tranquilidade pessoal, os chefes dos poderes da República que estiveram viajando pelo Brasil ou para o exterior, fizeram o teste para saber se estão contaminados pelo 2019-nCoV, o vírus que está preocupando a todos. Bolsonaro e Davi alcolumbre já divulgaram os resultados saídos dos laboratórios. Enquanto o presidente da República foi recomendado a contraprova do teste, do presidente do Congresso foi negativo.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA SE PREVINE
As medidas adotadas pelo desembargador-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, João Lages, visam à proteção dos desembargadores, dos juízes, dos servidores, dos colaboradores e jurisdicionados, restringindo aglomerações, realização de ações públicas, orientações para quarentenas e outras determinações. Pela Resolução n.º 1351/2020-TJAP ficam suspensas, temporariamente, a visitação pública e o atendimento presencial do público externo. Quem for identificado com alguns dos sintomas do vírus será encaminhado a uma casa de saúde.

DIA DO CONSUMIDOR
No Dia Mundial do Consumidor, comemorado no domingo, dia 15 de março, a preocupação sobre cancelar ou remarcar um pacote ou passagem aérea por situações adversas, como a pandemia provocada pelo Covid-19, é global. E fica o registro: o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê a garantia de cancelamento ou remarcação sem custo, muito embora essa questão está se transformando em problema para muitos passageiros que não conseguem cancelar, remarcar ou suspender a viagem.

O NOVO CORONAVÍRUS
O novo vírus é apontado como uma variação da família coronavírus. Os primeiros foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde. O nome do vírus não foi definido pela organização. Temporariamente, recebeu a nomenclatura de 2019-nCoV. A doença provocada pela variação originada na China foi nomeada oficialmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como COVID-19, em 11 de fevereiro. Ainda não está claro como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.

TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS
Ainda não se sabe como se deu a primeira transmissão para humanos. A suspeita é que tenha sido por algum animal silvestre. O tipo de animal e forma como a doença foi transmitida ainda são desconhecidos. Uma hipótese é que o novo vírus esteja associado a animais marinhos. Entretanto, ao menos duas pesquisas apontam outras possibilidades: uma delas cita a cobra e, outra, os morcegos. O fato é que depois de diagnosticado em humanos a transmissão se acelerou. Um infectado pode contaminar de 2 a 3 pessoas, segundo as mais recentes hipóteses.