Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

A decisão tomada no começo da noite de sábado pelo prefeito de Macapá Clécio Luis, que começou a valer a partir de zero hora do dia 15, domingo, além de necessária é absolutamente importante para o enfrentamento racional do coronavírus, desde quando a Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia de coronavírus há quatro dias.
Dos três decretos assinados pelo prefeito, todos com o objetivo de racionalizar e humanizar as soluções possíveis para o problema da pandemia de coronavírus e que Macapá já apresenta quatro casos suspeitos, dois dizem direto a toda a população e o terceiro tem a ver com os funcionários públicos do município.
A declaração de alerta epidemiológico e, como consequência, a criação de um comitê para tratar especificamente da questão, define a retaguarda municipal para atender às necessidades da população que precisa contar com a eficiência das Unidades Básicas de Saúde, por onde se estima que 85% dos casos serão resolvidos, passando pelo protocolo já definido pelas autoridades municipais de saúde.
O terceiro decreto refere-se às restrições, dentre as quais a suspensão de todos os eventos públicos, no território do município, como também veda a concessão de alvarás e licenças para realização de eventos de iniciativa privada com público superior a 100 pessoas.
Em pronunciamento pelas redes sociais, o prefeito de Macapá, Clécio Luis, pediu a compreensão da população e informou que está seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
O enfrentamento do coronavírus é missão para todos, atendendo as recomendações dos especialistas e as decisões daqueles que receberam a incumbência de zelar pelo bem-estar da população.