A primeira Feira do Peixe Vivo deste ano aconteceu no sábado, dia 7, no Residencial Jardim Açucena, e marcou o início das programações preparativas para a Semana Santa, quando a procura se intensifica e os preços no mercado disparam. Foram disponibilizadas duas toneladas das espécies tambaqui e pirapitinga ao preço de 12 reais; e hortaliças da Feira Agricultura Familiar (Feira Verde) ao preço de R$ 1,00, do polo agrícola do distrito de Fazendinha.

VICE-PRESIDENTE
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, esteve em Macapá, na quinta-feira, dia 5, cumprindo agenda do Conselho Nacional da Amazônia Legal, do qual é presidente, designado que foi pelo Jair Bolsonaro, presidente da República. O vice-presidente foi recepcionado no aeroporto de Macapá, pelo suplente de senador, Josiel Alcolumbre e outras autoridades do Estado, vindo de Belém do Pará para cumprir uma agenda com o governador do Estado no Palácio do Setentrião, em Macapá.

ANTES TARDE…
A organização do transporte aquaviário na região foi tema da reunião realizada na sexta-feira, dia 6, pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP) com a Procuradoria da República no Amapá (MPF/AP) e participação de autoridades do Estado, municípios de Macapá e Santana, Marinha do Brasil e Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq). Os problemas no setor ficaram evidentes após incidentes nos portos e o naufrágio do B/M Anna Karoline III, ocorrido no Rio Jari, na divisa dos Estados do Amapá e Pará.

O ÍNDICE AUMENTA
No domingo, dia 8 de março foi comemorado o Dia Internacional da Mulher em um clima que não satisfaz a sociedade e as organizações de proteção que são disponibilizadas pelo setor público. Nos dois municípios que concentram a duas maiores populações no Estado, Macapá e Santana, os índices da violência contra a mulher cresceram a níveis jamais esperados no ano passado. Em Macapá os crimes de violência doméstica, em 2019, tendo como base 2018, cresceram 6,51%. Em Santana, o aumento foi surpreendente: 22,46%.

QUOCIENTE ELEITORAL, PARTIDÁRIO E SOBRAS
O cálculo de votos para a eleição de vereador leva em consideração conceitos complexos como: quociente eleitoral, quociente partidário, média, sobras. Isso decorre do fato da eleição de vereador ser baseada no sistema proporcional de votação, por meio do qual, nem sempre quem tem o maior número de votos é eleito. Por isso, um dos maiores problemas de planejar uma campanha eleitoral para vereador é calcular o número de votos necessários para eleger a maior quantidade de candidatos possível. Com o fim das coligações partidárias proporcionais para as eleições municipais de 2020, esse assunto ganhou relevância.

NEFROLOGIA
A unidade de nefrologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) ganhou um aviso na sala de controle de entrada dos pacientes que vão fazer hemodiálise: “o laboratório do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima não está realizando nenhum exame necessário e preconizado pela RDC que norteia o tratamento dos pacientes que fazem hemodiálise. Macapá-AP, 2 de março de 2020”. Isso pode?