Os casos especiais, como bloqueio de pagamento, que merecem urgência estão sendo tratados como caso especial.
Seguindo o comando do Decreto nº 1.705/2020 da Prefeitura de Macapá, que delimita o funcionamento dos serviços bancários no âmbito do município sobre as medidas preventivas de combate ao Coronavírus, os bancos acataram a determinação e estão atendendo aposentados e pensionistas por agendamento para evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas e a proliferação do vírus.
O pagamento referente ao mês de março começou a ser efetuado nesta quarta-feira, 25 de março. Ao todo, são 1.138 beneficiários do Município, que são pagos regularmente nesta data. Desta forma, o decreto institui que as instituições bancárias e correspondentes bancários serão determinados a fornecer atendimento, como regra, via telefone e aplicativos, e, excepcionalmente, sendo extremamente necessário o atendimento presencial.
Os bancos só deverão atender com prévio agendamento, como medida cautelar, de forma a evitar a aglomeração.
Segundo o presidente da Macapaprev, Franco Aurélio de Souza, os bancos se adequaram aos decretos e atenderão por agendamento. “Estamos em contato com os bancos e todos estão seguindo o que rege o decreto. O banco que paga mais benefícios é a Caixa Econômica, seguido pelo Banco do Brasil, nós fizemos diretamente o contato para ter ciência de como estava acontecendo o atendimento interno para evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas. Santander, Itaú e Bradesco têm um número menor de beneficiários, o que facilita essa dinâmica,” ressalta.
“Além disso, esse pagamento não coincide com outros pagamentos. A regra é clara: o atendimento presencial só ocorre por meio de agendamento dos pensionistas e aposentados que não têm cartão. Os que têm podem sacar no caixa eletrônico de forma rápida, evitando contato com outras pessoas. Não precisam ficar na fila, eles estão agendando os atendimentos”, explica o presidente Franco Aurélio de Souza.

Outras medidas
O Decreto 1.681/2020 trata do funcionamento e atendimento da Macapá Previdência (Macapaprev). O documento estabelece novas normas para garantir a proteção à pessoa idosa, considerado grupo vulnerável ao Covid-19 e é público-alvo do órgão.
Os atendimentos devem ser feitos preferencialmente por telefone ou ser feito agendamento prévio. A decisão é para evitar aglomeração dentro do órgão.
Em caso de bloqueio ou suspensão de benefícios, que são casos considerados de extrema urgência, o usuário poderá buscar atendimento presencial, sendo restrita a permanência de acompanhantes durante o atendimento, com exceção dos casos em que o usuário necessite de auxílio na locomoção.