Foi a primeira escola municipal que realizou a escolha direta de sua equipe gestora, eleita em outubro de 2019.
A Prefeitura de Macapá deu início às aulas da rede municipal de ensino para os alunos do ensino fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA), na quinta-feira, dia 27. Aproximadamente 25 mil estudantes retornaram às salas de aula. A abertura oficial do calendário escolar para esses alunos ocorreu na Escola Municipal Maria Luiza Bello, onde foi dado posse à equipe gestora da instituição de ensino.
“Iniciamos as aulas em toda a nossa rede de ensino fundamental e EJA, com exceção das escolas Neusona e Maria Bernadete, que foram reinauguradas meses após o início do ano letivo de 2019, pois estavam passando por reformas; e as escolas Maria Isabel e Eunice das Chagas, que estão concluindo suas revitalizações. Nós organizamos um planejamento para as atividades tanto na nossa rede de ensino da capital quanto na zona rural”, informou a secretária de Educação de Macapá, Sandra Casimiro.
A unidade escolar Maria Luiza Bello foi a primeira escola municipal que realizou a escolha direta de sua equipe gestora, eleita em assembleia geral, realizada em outubro de 2019, com a participação de pais, alunos, professores e técnicos, quando foram eleitos os integrantes da Chapa Compromisso, composta pelos membros Franciana Baia Ferreira (diretora), Henrique Chaves Vieira (secretário administrativo) e Tatiana da Silva Malafaia (secretária escolar). “Este ano, teremos outras escolas que também passarão por esse processo”, destacou a secretária.
Representando a comunidade escolar, a senhora Greice Fabricia, mãe da aluna Maria Eduarda Araújo, do 2º ano do ensino fundamental, falou de suas expectativas para o novo ano letivo da filha e agradeceu os servidores pela dedicação aos alunos. “É um prazer participar dessa abertura. Quero agradecer toda a escola pela dedicação e paciência com minha filha e com todas as crianças dessa instituição”, ressaltou.

A Escola Municipal Maria Luiza Bello funciona em Termo de Cooperação Técnica entre Prefeitura de Macapá e Unifap. Atualmente, atende 203 alunos de 6 a 10 anos. É referência no ensino fundamental I, nas modalidades do 1º ao 5º ano. Foi a primeira instituição de ensino da rede municipal a realizar o processo de gestão democrática escolar, de acordo com a Lei 2.324/2019-PMM.
A programação de volta às aulas contou ainda com a participação da equipe de arte-educadores da CTMac e dos personagens Boneca Leleka e Tio Nescal, que fizeram a alegria da criançada.