A primeira morte em decorrência do coronavírus, no Brasil, foi em São Paulo. Era um senhor de 62 anos que já tinha doenças prévias, como diabetes e hipertensão. Provavelmente, as defesas dele já estavam enfraquecidas pelos remédios que ele precisava tomar. Lembrando que a China já saiu dessa etapa e está controlando a doença. Por mais que agora o país asiático esteja comprando ações mais baratas, ele também perdeu bastante.

CHINA E ITÁLIA
As vendas a varejo na China despencaram 20,5%, a produção industrial caiu 13,5% e os investimentos caíram 24,5%. O país teve 3,8 mil mortes e 80 mil casos para 1,4 bilhão de chineses. Registre-se o caso de uma senhora de 103 anos, que contraiu o coronavírus e saiu bem do hospital, já está em casa. Então, há esperança. A Itália está em uma situação pior porque tem 60 milhões de habitantes e já conta 28 mil casos, com 2,2 mil mortes.

NO BRASIL
No Brasil saiu a regulamentação daquela lei emergencial feita para trazer os brasileiros de Wuhan para o Brasil e deixá-los confinados na base aérea de Anápolis (GO). Era preciso uma lei para que os direitos e garantias individuais fossem aplicados. Agora a lei está regulamentada por uma portaria. Nela, fica claro que, se houver recomendação médica, a pessoa tem que ficar em quarentena e, se preciso, será usada força policial.

VALE A PENA ESPERAR
O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que irá injetar R$ até 147 bilhões na economia para o combate ao vírus. Na prática, isso significa mais UTIs. A decisão faz parte da medida emergencial anunciada na segunda-feira, dia 16. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP), talvez para dizer que os políticos também precisam ceder, protocolou um projeto de lei para que os fundos eleitoral e partidário sejam destinados ao combate ao coronavírus. A soma dos dois fundos é de R$ 3 bilhões.

A SITUAÇÃO EM MACAPÁ
Os casos suspeitos de estar com Covid-19, em Macapá, já superam a marca de 50 devido ao novo coronavírus que são monitorados pelos agentes de saúde do município de Macapá. Após coleta de material para exame, foram liberados para o isolamento domiciliar apresentando sintomas leves da doença. Cada suspeito recebe um kit de máscaras e são recomendados sobre os cuidados básicos. Desde o final da semana passada a plataforma criada pelo Ministério da Saúde para a notificação de casos vem apresentando instabilidade.

FESTA DE SÃO JOSÉ NÃO TEVE PROCISSÃO
Em obediência ao decreto assinado pelo prefeito de Macapá, que estabelece a suspensão de eventos públicos com mais de 100 pessoas, a Diocese de Macapá fez mudanças na programação da Festividade de São José. O tríduo de orações foi mantido até o dia 18, véspera do dia de São José, com mudança de local, que passou para a Catedral de São José deixando a igreja matriz. Outra mudança importante teve a ver com a procissão que foi cancelada. Os fiéis sentiram falta.