Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

O isolamento social é uma decisão das autoridades públicas, mas que deve ser praticado por cada um da população, senão todos, o que justifica a necessidade do isolamento acaba não sendo eficaz e o desobediente passa a ser um vetor pronto para agasalhar o vírus em seu organismo, e sofrer as consequências, como para distribuí-lo aonde vai ou por onde passa.
É por isso que é importante encontrar a melhor maneira de praticar o isolamento social. Essa providência individual tem como resultado a diminuição do número de pessoas acometidas pela Covid-19 e de encurtar o prazo para que tudo volte à normalidade.
Todos nós estamos querendo que isso aconteça o mais rápido possível, mas mesmo assim, a cautela é o comportamento que precisamos adotar para que a cidade em que vivemos volte a sua rotina e as pessoas que nela vivem, voltem com confiança e vontade de trabalhar.
Enquanto isso é importante nos prepararmos para os esforços extraordinários que todos exigirão de cada um, no sentido de recuperar todo esse tempo de extrema paciência e de invulgar expectativa que modificaram as nossas atividades e nos colocaram com os cuidados necessários para recuperar, o que puder, até o final do ano.
Precisamos estar atentos ao momento da quebra dessa regra que nos recomendou a manter o isolamento, pois, nesse momento devemos estar preparados para efetivar todas as formas de recuperação que, certamente, planejamos.
Mas o momento ainda é de extremo cuidado. Não podemos colocar em risco a nós mesmos nem àqueles que amamos como também todos os nossos semelhantes, alguns ainda muito preocupados e, até assustados com o que se passa no Brasil e no resto do mundo.