Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

Desta feita quero convidar a população para mais um esforço no sentido de manter o isolamento social e as demais orientações dadas nos decretos estadual e municipal que vigem.
Sei que todos estão no limite de suas possibilidades. Todas elas, inclusive aquela que mais preocupa todos: a falta de dinheiro para comprar o “de comer”.
Mas falta pouco, pelos prazos que nos foram dados, dois finais de semana e a próxima semana. Sei que é tempo demais quando estamos em condições normais, mas não estamos em condições normais, estamos enfrentando um inimigo traiçoeiro, desconhecido e desafiante.
Traiçoeiro porque, sorrateiramente, toma conta do nosso organismo; desconhecido porque ninguém conseguiu, nesse tempo que vem desde o início do ano, encontrar uma forma de enfrentá-lo com eficiência; e desafiante porque ele atingiu nossos costumes, modo de vida e o que sabemos fazer melhor do que todas as outras pessoas do resto do mundo: cumprimentar e abraçar.
Mas nos foi dado um tempo, então respeitemos esse tempo para depois ninguém reclame e venha colocar a culpa em nós mesmos.
É verdade que precisamos seguir as orientações, mas entender que o povo amapaense é diferente de outros gentílicos é fundamental. Por isso, o que deu certo lá no sul, no sudeste, ou outra qualquer parte do Brasil, não significa dizer que aqui vai dar certo também. Entender que cada caso é um caso é um procedimento importante que temos que praticar para o bem do conjunto.
Eu não estou satisfeito com essa situação. Mas, sinceramente, entendi que o que as autoridades decretaram para fazer parece o mais razoável, o mais lógico e o que causa menos transtornos para a linha da vida que havíamos traçado para viver.