Os últimos dois dias úteis da semana passada não suficientes para que as 18 categorias profissionais que foram incluídas no auxílio emergencial de R$ 600,00. Critérios novos foram aprovados como a possibilidade de recebimento sem o CPF regularizado, bem como a autorização para que dois membros de uma mesma família recebam o auxílio e proíbe a retenção pelos bancos para pagamento de dívidas. Na mesma lei foi retomada a possibilidade de expansão da base do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O TEMPORAL DE DOMINGO
Uma violenta descarga elétrica caiu sobre a área do município de Macapá causando duplo susto nas pessoas que ainda estavam acordadas. A noite era de sábado para domingo e já passavam 30 minutos da meia noite quando, durante a chuva torrencial diminuiu de intensidade e um raio violento iluminou a noite escura e, em seguida, um trovão assustou os animais e as crianças principalmente. Fazia algum tempo que, por aqui não se via uma descarga tão intensa e trovão tão assustador.

CHUVA FORA E DENTRO
Um ambiente de internação e atendimento de pacientes hospitalizados foi completamente invadido pelas águas da chuva do início da madrugada de domingo. A situação revelou a precariedade e a falta de cuidado na execução de obras destinadas ao atendimento de pessoas com problemas de saúde. Alguns pacientes, com febre, tiveram que ser retirados do ambiente com os acompanhantes reclamando da situação e os enfermeiros com dificuldade para acomodar o paciente.

DESCULPA É A OMS
A Organização Mundial de Saúde tem sido a desculpa para muitas medidas autoritárias tomadas em todo o Brasil e, especialmente em Macapá. O conhecimento do vírus é ainda uma incógnita gigantesca que alimenta o medo da população e tem servido de desculpa para as ações das autoridades. Ora, o macapaense está há mais de 14 dias em quarentena e, assim, segundo as primeiras justificativas, o tal “achatamento da curva” já era para ter acontecido há dias. Como não se confirmou haja novas justificativas, de preferência oportunistas.

FINALMENTE A INTERNET
Depois de muita pressão os dirigentes do Detran/AP resolveram abrir a possibilidade, a partir de 1º de maio, para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pela internet. Esse tipo de serviço tem a mesma validade que a impressão do documento utilizado até agora. O CRLV poderá ser impresso em papel comum, tipo A4, mas, caso o proprietário prefira, pode emitir o documento e utilizá-lo somente na versão digital; ambos são válidos. Essa regra poderia estar em prática há muito. Mas tem os despachantes no outro lado do cabo de guerra.

SEM ACORDO
Apesar do aumento da pressão para que o isolamento social seja ponderado os gestores do estado e do município não querem nem discutir a ideia com os representantes dos mais afetados, como os sindicatos patronais e as federações patronais. O cabo de guerra está esticado e as derrubadas de liminares estão possibilitando que os empresários e as representações empresariais acumulem argumentos para ir buscar ressarcimentos que são considerados possíveis por significativa parte dos que atuam sustentando as leis e o direito.