Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT – 0000399/AP

Os primeiros registros de mortes pelo novo coronavírus, no Amapá, foram anunciados no final de semana pelas autoridades do estado e dos municípios respectivos, destacando que o final da cadeia progressiva da doença, se não evitada, é a tragédia da morte.
Com esses registros a preocupação aumenta, a incerteza se instala e todos reconhecem na Covid-19 uma ameaça real, apesar de todas as medidas e sacrifícios que a população vem fazendo para evitar o contágio e a propagação da doença.
Esta semana é muito importante para cada morador do Estado do Amapá e cada um com sua estratégia, mas todos seguindo as orientações das autoridades de saúde que estão em alerta máximo no enfrentamento da situação quando qualquer um é diagnosticado como portador desse novo vírus.
Sem vacina ou qualquer medicamento para enfrentar o vírus, cabe a cada um buscar a forma de tornar mais difícil a instalação da doença. Os cuidados do isolamento são completados pela ação individual de reconhecimento de mudanças no seu próprio corpo que possa sugerir uma pronta ação de enfrentamento da causa.
A primeira etapa da cura está na dissipação da dúvida, fazendo o teste necessário e obtendo o diagnóstico que, se positivo, precisa de mais atenção médica em casas de saúde, seguindo o protocolo sugerido pelo Ministério da Saúde aplicando-o com a necessária orientação médica.
Precisamos ter muita responsabilidade ao lidar com esse inimigo invisível e letal, interpretando a realidade que se nos apresenta e entendendo que o momento é de preservação coletiva pelo embate individual.
Estamos em plena guerra contra o inimigo invisível, traiçoeiro, difícil e que só precisa de um infectado para servir de propagador do seu mal. Mesmo assim temos a inteligência para enfrentá-lo com estratégia, uma vez que, pelo menos até agora, não temos armas físicas.