A Revista Época, de circulação nacional, saiu na sexta-feira santa, dia 10 de abril, com uma manchete que provocou reações diversas por parte das organizações empresariais. A manchete era a seguinte: “Vice-governador que liberou comércio no Amapá é o maior comerciante do Estado”. A retranca da matéria completava: “A determinação de reabertura de praticamente todas as lojas foi feita à revelia do governador”. Guilherme Amado, jornalista autor da matéria, não é obrigado a declarar a fonte.

DESAUTORIZADO
A matéria da Revista Época destacou ainda que: “O vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, que determinou a reabertura de praticamente todas as lojas do estado, à revelia do governador, é dono da maior rede de comércios local, a Domestilar. Chefe do Comitê de Decisões Estratégicas para enfrentar a pandemia, o vice-governador publicou o documento e foi desautorizado duas horas depois”.

REAÇÃO DA AMAPS E DA ADAAP
Em notas distintas, a Associação Amapaense de Supermercados (AMAPS) e a Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado do Amapá (ADAAP) contestaram “veementemente as informações contidas na Revista Época e em outros editorias acusando o vice-governador, Jaime Nunes, como responsável pela tentativa de abertura do comércio de forma individual, fato este que não procede, pois a Portaria 002/2020 não foi publicada (…)”.

EDUCAÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA DE ESSENCIAL
Da lista, com nove atividades consideradas essenciais, elaborada pelas autoridades públicas brasileiras, não constou a educação. Para os educadores e para os pais, um verdadeiro retrato de como a educação vem sendo tratada no Brasil que vem na rabeira dos resultados medidos internacionalmente. Até mesmo nas pequenas cidades, onde os professores poderiam ser o principal veículo da educação familiar para enfrentar o momento excepcional, foram retirados de cena.

FALANDO EM EDUCAÇÃO…
O resultado do exame PISA é visto por muitos educadores como um reflexo do cenário da educação brasileira e, diante deste resultado constante, há uma proposta de reestruturar a forma como o ensino é dado em sala de aula. Entre as principais sugestões que buscam causar um grande impacto na educação estão: 1) mudança do formato das aulas; 2) Incorporação da tecnologia; e 3) Investir na educação infantil.

CORONAVÍRUS: MAIS DINHEIRO PARA OS ESTADOS
Foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, na quinta-feira, dia 9 de abril, a liberação de R$ 3,94 bilhões do Ministério da Saúde a estados, municípios e ao Distrito Federal para o combate ao coronavírus. A portaria, assinada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, estabelece “que os recursos financeiros serão destinados ao custeio das ações e serviços relacionados à atenção primária à saúde e à assistência ambulatorial e hospitalar decorrente do coronavírus”.