Josiel Alcolumbre
DRT- 0000399/AP

O empenho dos funcionários da saúde no estado do Amapá, nas áreas municipal, estadual e federal, mais uma vez serve de exemplo para todos os servidores públicos e dirigentes eventuais de setores importantes da vida pública amapaense, quando se dispõem a trabalhar, independente de todo o desconhecido que vão enfrentar a cada dia que começa, mesmo com as notícias, muitas desencontradas e outras inverídicas entre as verdadeiras, que emolduram o cenário.
É certo que não querem ser chamados de heróis, querem apenas ser entendidos como profissionais que têm um juramento a cumprir, e o conhecimento adquirido no período em que estiveram na academia, consolidados nos cursos de especialização, onde se aprofundaram no conhecimento e se prepararam para dirigir experiências sobre saúde.
Entre os profissionais que tratam do corpo, há aqueles que tratam da mente, das relações sociais e do suporte necessário para que o resultado seja de todos em nome de uma população que entrega o seu próprio destino à orientação e condução desses profissionais.
Conhecemos as dificuldades da população local, principalmente aquela parcela que busca os serviços de saúde nas unidades administradas pelo município e pelo estado, já com a desesperança de ver atendida a sua necessidade.
Mesmo não sendo um problema local é aqui que se observa que estes profissionais da saúde tornam-se verdadeiros soldados sociais quando deles são exigidos algo mais, despertando para as condições que a gestão tem dificuldade para mudar de patamar, aumentando a confiança daqueles que estão, não agora, mas todos os dias, em busca de atenção, cuidado e condições para enfrentar o mal que, sem querer, provocar e/ou carrega.
Essa história tem um importante capítulo escrito agora, durante essa pandemia do novo coronavírus, onde os mesmos profissionais são exigidos em dobro ou mais, para prevenir uma população que está preocupada com cada um e com todos.
Aos valentes profissionais da saúde, meus respeitos!