Os vereadores de Macapá aproveitaram a janela legal e mudaram de partido. Dos 23 que têm assento na Câmara de Vereadores do Município de Macapá apenas 6 (seis) permaneceram nos partidos em que estavam: Japão (PDT), Bruna Guimarães (PSDB), Grilo (PV), Rinaldo (PSOL), Yuri Pelaes (MDB) e Prof. Rodrigo (REDE). Todos os outros 17 mudaram de partido. O resultado foi a diminuição de representação partidária que caiu de 17 partidos para 15 partidos.

AUMENTOU A BANCADA
O PSDB foi quem mais atraiu vereadores, saindo de uma bancada de 2(dois) para 4(quatro), tornando-se a maior representação partidária na Câmara de Vereadores de Macapá. A REDE que tinha 2 (dois) pulou para 3(três), o PODEMOS e o MDB que tinha, cada um, apenas um vereador, quando fechou a janela no dia 3 de abril, apresentava uma bancada de 2 (dois) vereadores, juntamente com o PSL que não tinha como filiado vereador, fechou a janela quando tinha 2 (dois).

PARTIDOS QUE TINHAM E FICARAM SEM
Oito partidos que começaram a legislatura com representação na Câmara de Macapá, quando a janela fechou perceberam que os seus filiados eleitos tinham “batido asas” para outros partidos. São eles: PPS (1), PROS (1), PRB (2), PT do B (1), SOLIDARIEDADE (1), PRP (1), PTB (1) e PPL (1). Esses partidos estão em franca rearrumação para apresentar os seus pré-candidatos filiados sabendo que têm ou já tiveram eleitores para eleger pelo menos 1 candidato.

A MAIOR BANCADA
O PSDB, com 4 vereadores, constitui a maior bancada da Câmara de Vereadores de Macapá, formada pela vereadora Bruna Guimarães, que já estava no partido, e pelos vereadores Rayfran, Rusivan e Odilson que entraram para o partido agora, antes de fechar a janela legal. Sabendo que não tem coligação e que o quociente eleitoral está próximo dos 10 mil votos, entram na disputa por uma vaga de vereador, em outubro, sabendo que o partido precisa somar pelo menos 37.000 votos válidos para eleger 4 vereadores: 3 no quociente partidário e um no resto.

GANHARAM REPRESENTAÇÃO
Seis partidos que não tinham representação na Câmara Municipal de Macapá começam o pós-janela com pelo menos um vereador, sendo que o PSL começa com 2 (dois), Carlos Murilo e Patriciana: SOLIDARIEDADE (Marcelo Dias), PSB (Victor Hugo), DEMOCRATAS (Cláudio Góes), PSD (Nelson Souza) e PATRIOTAS (Pastor Didio) começam a fase com 1 (um) vereador.

NA PRESIDÊNCIA
Um partido que se pode dizer que veio do nada para o tudo na Câmara de Vereadores do Município de Macapá foi o SOLIDARIEDADE, pois além de atrair um vereador (não tinha nenhum), escolheu o presidente da Câmara que, pela falta do vice-prefeito, também assume a Prefeitura de Macapá quando do impedimento do titular Clécio Luis. Marcelo Dias, para seus aliados e eleitores, fez uma jogada espetacular, só realizada por craque, pelo menos até o final do mandato, pois acontece uma eleição entre o agora e o final do mandato.