Alegando dificuldades para pagar a folha de pagamento dos funcionários do município de Santana, o prefeito Ofirney Sadala assinou e mandou publicar o decreto municipal que suspende, pelos próximos 90 dias, os salários e subsídios integrais do prefeito. A medida também atinge servidores da administração direta, secretários e cargos comissionados, que terão corte de 20% no pagamento dos salários, já a partir do mês de abril. A exceção do prefeito, os demais atingidos pela medida não gostaram do que manda o decreto.

ELEIÇÕES 2020
Em tempo de coronavírus, isolamento social, comércio fechado, os partidos políticos estão ativos, movimentando-se e apresentando os seus respectivos pré-candidatos. Até agora são 8 os pretendentes ao cargo de prefeito de Macapá: Ivana (PMN), Gianfranco (PSDB), Furlan (CIDADANIA), Paulo Lemos (PSOL), Guaracy (PSL), Rubem (REDE), Capi (PSB) e Josiel (DEM). O município de Macapá, por ter mais de 200 mil eleitores aptos a votar, poda ter segundo turno se nenhum dos candidatos não conseguir a metade dos votos válidos mais um voto.

PROPOSTAS
Nos últimos dias, todo tipo de ideia para salvar a economia passou a circular por Brasília. O ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que é hora de “imprimir dinheiro”. Mas na prática a ideia não é tão simples assim. Outra proposta que circula no Congresso é criar um empréstimo compulsório sobre grandes empresas para financiar a luta contra a virose. Tem até pedido de urgência no projeto. Maia e a indústria são contra.

ALISTAMENTO ELEITORAL
Em virtude da prorrogação de data de suspensão temporária ao atendimento presencial em cartórios eleitorais e outras unidades, por prevenção ao novo Coronavírus, a Justiça Eleitoral está disponibilizando diversos serviços on-line ao eleitor. O alistamento eleitoral, por exemplo, será realizado via e-mail, com prazo final até 6 de maio. Essa é uma alternativa que o TSE encontrou para que as pessoas não percam o prazo, já que o calendário eleitoral permanece o mesmo e as eleições não serão adiadas.

AS FILAS NOS BANCOS
Com a aprovação de mais 18 categorias que terão direito ao Auxílio Emergencial, as filas nos bancos e especialmente na Caixa Econômica deverão aumentar e teremos oportunidade de ver, por absoluta necessidade dos que procuram a Caixa, aglomerações e tudo o que não é aconselhado pelas autoridades para esse período de enfrentamento ao novo coronavírus. Os guardas municipais e os próprios PMs deverão receber nova orientação, pois a que estão adotando não tem dado certo.

DEPOIS DA JANELADA
A Câmara Municipal de Macapá, depois da “janela” que foi usada freneticamente por 17 dos 23 vereadores seria outra se houvesse ideologia partidária para orientar os vereadores. Com a aproximação das eleições do dia 4 de outubro, o que cada um quer mesmo é salvar o seu mandado. A revoada é a principal motivação para que as luzes de alguns vereadores se acendam e volte, na nova sigla, motivação para a disputa. Sabem, muito bem, que não tendo coligação é cada um por si, e ainda tem o desgaste próprio do mandato.