Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- Prof. 0000399/AP

Para que a situação grave que a população de Macapá e dos demais municípios do Estado do Amapá seja enfrentada com objetivo, tenacidade e comprometimento é preciso que haja o perfeito entendimento entre as autoridades, principalmente da área da saúde pública, e cada um da população.
O cenário apresentado pelo novo coronavírus no Brasil e, especialmente no Amapá, merece atenção de todos. E essa atenção não se faz com disseminação do medo ou procedimento com histeria. Tem-se que ter tranquilidade e um mínimo de conhecimento do problema atual para não ariscar-se demais.
Percebo que muitos já superaram o limite que poderiam aguentar e precisam de apoio urgente para continuar protegendo a si mesmo e às suas respectivas famílias, doutra forma vão, com todo o risco que o momento oferece, em busca do “de comer” para si e os seus.
Àqueles que ainda podem manter-se na quarentena perfeita, isso é, pode continuar em completo isolamento social, que assim continuem. Não dê chance para o vírus fazer de você um excelente transportador de seu mal.
Esta semana é decisiva. Até sexta-feira está tudo encaminhado, mas, depois de sexta, é a situação que vai dizer o que devemos fazer. Não se manifestando com radicalismo ou irresponsabilidade, mas se mostrando coerente e dando exemplos de como pode contribuir, nesse delicado momento com a sociedade.
Tenham certeza que, de nossa parte, faremos tudo o que for melhor para a população, mesmo que para isso a exigência nos leve a trabalho contínuo e a vigilância permanente para que o vírus não seja, ao final, o vencedor.
Façamos mais este esforço conjunto para que ninguém, mas tarde, aponte quem quer que seja por não ter procedido como devia ou assumido a responsabilidade que lhe foi outorgada.
Precisamos ser coerentes, confiantes e práticos.