Josiel Alcolumbre – Jornalista

DRT- 0000399/AP

A criatividade dos amapaenses está desafiada a encontrar a melhor forma de manter de o isolamento social, não de grupo para grupo de pessoas, mas dentro dos próprios grupos de pessoas.
Foi aberta, e ainda está, uma discussão sobre o que é isolamento vertical e isolamento horizontal. Depois de muitas opiniões diversas e vários debates, as primeiras conclusões passaram a fazer sentido e a maioria já concorda que o isolamento horizontal trata da separação por faixa etária e o isolamento vertical de separação de famílias.
Compreendo que os conceitos definidos – e que ainda estão em debate –, tem realtiva importância para as pessoas alcançarem o resultado que desejam: estancar o ataque do novo coronavírus; e tudo se tornar como antes, possibilitando a volta ao trabalho e à normalidade das relações, mesmo com os cuidados de agora mantidos.
O lockdown que começou hoje traz o aumento da fiscalização por parte dos órgãos de defesa social. Esse momento precisa ser encarado como alternativa para evitar a Covid-19, mesmo com as prováveis aglomerações de familiares nas moradias de poucos metros quadrados.
A responsabilidade passa a ser de todos dentro do grupo, que moram em uma mesma casa, para que, partindo do princípio da necessidade do isolamento social, sejam evitadas as aproximações entre pessoas de faixa etárias diferentes ou, e principalmente, entre membros do grupo com um, desse mesmo grupo, que seja diabéticos, ou asmático, ou portador de outra doença que aumente o fator de risco de ser atacado pelo vírus chinês.
Precisamos entender que as autoridades das administrações municipais e estadual seguiram orientações técnicas para tomar essa decisão. Não olharam apenas para o que está acontecendo em outros estados brasileiros que já tomaram essa medida, mas também querendo acertar a melhor maneira para todos escaparem do vírus.