Morreu, aos 71 anos, na terça-feira, dia 26 de maio, o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, Eduardo Freire Contreiras. Nascido em 24 de abril de 1949, em São Paulo, chegou ao Amapá em 1984, onde passou a advogar em escritório próprio. Foi membro da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Amapá, onde chegou a ocupar o cargo de Conselheiro Federal da Ordem. Foi aprovado no primeiro concurso da magistratura amapaense, em 1991, e atuou por 27 anos como juiz até ser empossado como Desembargador do TJAP em setembro de 2018.

PLANO DA FECOMÉRCIO
Segundo a Federação do Comércio do Amapá, o Plano de Reabertura das Atividades Econômicas no Estado está firmado principalmente no respeito à vida, construída de forma democrática, responsável e no respeito à ordem pública, baseada em dados e propostas técnicas para o retorno gradual das atividades do Comércio. Isso é o que consta do Plano de Reabertura que foi elaborado pela Federação do Comércio e apresentado às autoridades públicas e a todos os trabalhadores e clientes. Redução de horário conforme a atividade, critérios para receber o cliente e condições para esse cliente adotar quando na condição de consumidor.

MANOEL COSTA
Quem não vai ver a eficácia ou o fracasso do plano da Federação do Comércio do Amapá é o empresário Manoel Costa, economista, idealizador e principal gestor da Tom Importados, uma das primeiras lojas a se adaptar às exigências da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana, vislumbrando um caminho importante para o sucesso e que já o havia conquistado como funcionário público, sócio de empresa de comunicação e profissional liberal. Manoel Costa morreu aos 64 anos.

ROBERTO CABRINI
O jornalista Roberto Cabrini, que comanda o Programa Conexão Repórter, esteve em Macapá na semana passada e deixou alguns dirigentes do estado em polvorosa. A matéria que produziu no Amapá, em lockdown, foi exibida na segunda-feira, em rede nacional, mostrando alguns dos pontos mais críticos do sistema de saúde pública do Estado. O que mais marcou foi a diferença de ambiente entre as salas dos hospitais públicos e a sala do gabinete do governador. O prefeito Clécio Luis apresentou-se melhor perante a opinião pública brasileira.

CHUVAS
As chuvas, nos últimos 10 dias de maio começou a dar uma folga para os trabalhadores da prefeitura que continuam monitorando aspectos da cidade que precisam de intervenção urgente, seja para recuperar trechos das vias públicas completamente deterioradas, seja para continuar o trabalho de pavimentação e asfalto em pontos que estão, há bastante tempo, a espera para ser finalizados. As ocupações com o controle das pessoas fora de casa vêm deixando muitos funcionários municipais esgotados.

ESPORTE
Com a volta aos treinos dos jogadores de alguns clubes profissionais brasileiros, os clubes amapaenses que disputam o campeonato profissional organizado pela Federação Amapaense de Futebol também estão na expectativa da autorização para a volta aos campos e aos jogos. Um problema tem se apresentado aos treinadores antes da volta aos treinos: os clubes estão sem jogadores para treinar e, logicamente, sem jogadores não existe nem volta, nem treinos.