Santana, Mazagão e Laranjal do Jari já acertaram a estratégia que vão desenvolver com o Governo nos respectivos municípios.
O governador do Amapá, Waldez Góes, participou de uma videoconferência com os prefeitos de Santana, Mazagão e Laranjal do Jari. O Estado alinhou junto aos municípios as ações de cumprimento do lockdown.
Essa medida mais restritiva de quarentena foi decretada na sexta-feira, dia 15, e passa a valer em todo o estado a partir de hoje, terça-feira, dia 19. A decisão visa achatar a curva de contágio. O bloqueio não afeta serviços essenciais como supermercados e farmácias.
Segundo o Governo do Estado o lockdown foi baseado em estudos técnicos e científicos, e referendada pelo Conselho de Gestão Fiscal e as prefeituras. Todas as ações foram repassadas anteriormente aos representantes dos Poderes Judiciário e Legislativo do Amapá.
Durante o encontro virtual, o governador apresentou as atuais demandas que o Estado está adotando e destacou que os prefeitos podem adequar as próprias diretrizes de acordo com as realidades de cada município.
As ações que cada prefeito já tomou para conter o avanço da Covid-19 precisam ser alinhadas com as definidas no decreto do lockdown. Essas providências viabilizam os auxílios que o governo pode oferecer nas demandas municipais, seja com estratégias ou com logísticas.
Santana, Mazagão e Laranjal do Jari terão reforço nas fiscalizações com participação dos órgãos de Segurança Pública e Vigilância Sanitária. As prefeituras acordaram em aderir ações baseadas nas medidas tomadas pelo Governo do Estado.
Os três municípios foram os que apresentam maiores índices de crescimento da doença, depois da capital. Outras reuniões devem acontecer ao longo da semana para alinhar o lockdown com as demais prefeituras.