Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

O desempenho objetivo do presidente do Senado da República, Davi Alcolumbre, é elogiável pelo arrojo e pelos resultados que vem obtendo como um dos integrantes do poder decisório da República, e com a liderança que demonstra ter conquistado junto aos seus pares.
A decisão não comum em assumir a relatoria de um projeto tão importante como o que definiu a ajuda aos estados, municípios e o Distrito Federal para enfrentar o novo coronavírus, mostrou que, no momento mais crítico é que as verdadeiras lideranças agem positivamente.
O Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, na ordem de R$ 125 bilhões de reais foi votado por todos os senadores, em sessão virtual, no sábado, dia 2 de maio, conforme cronograma estabelecido pelo presidente.
Mesmo ainda dependendo da votação na Câmara dos Deputados e da sanção do Presidente da República, ao mesmo tempo em que produzia o relatório para ser apreciado pelo Plenário do Senado, mantinha negociações com o presidente da Câmara dos Deputados e com o ministro da Economia do Governo para que fossem eliminadas todas as dificuldades e os eventuais problemas que pudesse prejudicar a necessária ajuda aos estados, municípios e o Distrito Federal.
Por isso é esperado que tudo esteja resolvido durante esta segunda semana de maio e o primeiro repasse aos destinatários – estados, municípios e o Distrito Federal –, aconteça no dia 15 de maio.
Uma vitória em tanto do talento político do presidente do Senado Davi Alcolumbre que tem sido o ponto de equilíbrio da República nestes momentos de difícil entendimento político e de grandes dificuldades financeiras e econômicas para os entes e para a população, além do risco da doença.
Agora resta aos prefeitos e governadores já começarem a trabalhar no sentido de que seja eficaz a decisão já tomada pelos senadores e que deve ser convalidada pelos deputados federais e pelo presidente da República.
Nesse momento, o que não se pode perder é tempo.