Nascido em 24 de abril de 1949, em São Paulo, Eduardo Freire Contreras chegou ao Amapá em 1984, para atuar como advogado.
A Presidência do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) publicou a Portaria n.º 61082/2020 que decretou Luto Oficial por três dias pelo falecimento do Corregedor-Geral de Justiça do Tribunal, desembargador Eduardo Freire Contreras.
O documento estabeleceu ainda a suspensão do expediente forense na quarta-feira, dia 27 de maio, quando o Judiciário do Amapá funcionou em regime de plantão. As Sessões Judicial e Administrativa que aconteceriam naquele dia foram suspensas.
O Desembargador Eduardo Freire Contreras prestou labor, com dedicação e comprometimento, nos últimos 29 anos de sua vida ao Poder Judiciário do Amapá e a toda sociedade amapaense.
Há pouco mais de um mês o magistrado completou 71 anos. Após 23 dias de internação, devido a um Acidente Vascular Cerebral, não resistiu às complicações pós-cirúrgicas e faleceu na noite de terça-feira, dia 26.
Nascido em 24 de abril de 1949, em São Paulo, Eduardo Freire Contreras chegou ao Amapá em 1984, onde passou a advogar em escritório próprio. Foi membro da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Amapá, chegou a ocupar o cargo de Conselheiro Federal da Ordem. Foi aprovado no primeiro concurso da magistratura amapaense, em 1991, e atuou por 27 anos como juiz até ser empossado como Desembargador do TJAP em setembro de 2018.