Josiel Alcolumbre – Jornalista

DRT – 0000399/AP

A HORA

O Estado do Amapá e especialmente a cidade de Macapá vêm se revelando, em análise relativa, com uma das maiores taxas de contaminação, do todo o Brasil, pelo novo coronavírus na medição do número de infectados por milhão de habitantes, não obstante todas as medidas orientativas e coercitivas tomadas, tanto pelo governador do Estado, como pelo prefeito de Macapá.
O fato é que o número de infectados e de mortos vem preocupando a todos aqueles que acionam o mecanismo que pode conter o avanço da doença. O momento é crítico e a população está muito assustada.
A morte chegou perto de todos e já está sacrificando pessoas queridas de muitos macapaenses, exatamente tudo o que ninguém queria, mas, infelizmente está acontecendo modificando o ambiente social no Amapá.
Além das medidas que ainda podem ser tomadas pelas autoridades, agora chegou a vez de cada de nós passar para o lado da defesa, deixar o ataque que não vem dando resultado e, enfrentar o novo coronavírus é, mais do que nunca, uma tarefa de todos.
Precisamos fazer um pacto com nós mesmos, permanecer isolados, favorecendo a ação dos profissionais de saúde com aqueles que já estão entregues aos seus cuidados.
Não podemos deixar acontecer a superlotação nas casas de saúde do Estado. Para tanto, precisamos colaborar com as orientações das pessoas habilitadas para o enfrentamento dessa crise sanitária.
Nesse momento não adianta botar culpa em que quer que seja tanto no presente como no passado. Precisamos ter força para compor a tropa organizada que vai se defender do inimigo que se mostra mortal e mata de forma indiscriminada: conhecidos e desconhecidos.
Precisamos compreender isso!
Todos nós.