Junto com as duas autoridades da República estavam o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho e mais 25 profissionais da saúde cedidos pelo Ministério da Saúde para reforçar as equipes de médicos e paramédicos que já trabalham no Estado.
O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, veio a Macapá na quinta-feira, dia 4 de junho, acompanhado dos ministros da Saúde, Eduardo Pazuello e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para abertura oficial de uma das alas do Hospital Universitário de Macapá, para ser destinado ao tratamento de pacientes com covid-19.
Vieram na comitiva 25 profissionais cedidos pelo ministério da Saúde, através do ‘Programa Brasil Conta Comigo’, que iniciarão as atividades no ‘Bloco I’, que é o espaço destinado pela Universidade Federal do Amapá para funcionamento do novo Centro Covid HU. O governador do estado e parte da bancada federal acompanharam a visita técnica para entrega da parte do prédio do HU destinado para essa emergência.
Davi, que pessoalmente, fez o pedido ao governo federal e foi atendido, é o responsável direto pela vinda desses profissionais para trabalhar em Macapá, já que o termo de cessão, assinado com o Executivo no dia 8 de maio passado, não incluía a prestação desse serviço.
Até o momento, foram disponibilizados 102 profissionais pelo Ministério, sendo que 25 já estão em Macapá desde quinta. Os demais 117 já foram selecionados e chegarão ao Amapá, após verificação de documentação, treinamento e logística.
Além da equipe médica, o presidente Davi Alcolumbre também conseguiu 280 novos equipamentos para estruturação dos leitos da unidade. Entre eles estão 30 monitores multiparâmetros, 30 ventiladores mecânicos, 120 bombas de infusão e 100 oxímetros de pulso para gerenciamento do tratamento intensivo, além de EPIs e material de óbito.
O espaço no HU tem capacidade para até 104 leitos. Inicialmente serão implantados 82, divididos em 30 de UTI e 52 Clínicos, além de espaço administrativo, enfermarias, farmácia, almoxarifado e vestiário.
Sendo assim, parte da equipe, formada por 20 médicos, 20 enfermeiros, 120 técnicos de enfermagem e 20 fisioterapeutas vão trabalhar na ala intensiva, enquanto que os outros 20 médicos e enfermeiros, acompanhados de 72 técnicos de enfermagem, atuarão nos centros clínicos.


No último dia 24 de maio, também a pedido de Davi, foram entregues os primeiros 30 respiradores para estruturar a unidade. Uma semana depois, novos equipamentos foram enviados pelo ministério da Saúde, dentre eles mais 10 respiradores, monitores multiparâmetros, bombas de infusão e medicamentos, como bloqueadores neuromusculares e sedativos.
Também chegaram Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras, toucas, aventais hospitalares, macacões, protetores faciais e álcool em gel.
A unidade, que fica na zona Sul de Macapá passou por reformas e agora dispõe, inclusive, de 5 geradores de energia, que foram disponibilizados pelo governo do estado, que ficará responsável pelo funcionamento do HU, como um todo, incluindo a gestão administrativa e hospitalar.


A princípio, o período para funcionamento do espaço cedido pela Unifap para o novo HU Covid será de três meses, mas este prazo pode ser prorrogado.