Os medicamentos, Ivermectina e Azitromicina, foram adquiridos com recurso de emenda parlamentar do senador Davi.
Seis mil comprimidos de Ivermectina e outros dois mil de Azitromicina, usados para tratar pessoas com suspeitas de covid-19, foram entregues, na sexta-feira, dia 19, pela prefeitura de Macapá ao Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá (Dsei/AP), órgão federal ligado a Secretaria Nacional de Saúde Indígena (Sesai).
Adquiridos com recursos de emenda do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a entrega dos medicamentos é resultado de um pedido feito pela coordenação do Dsei/Amapá ao prefeito Clécio Luís. Josiel, primeiro suplente do senador Davi, participou da entrega.
De acordo com o coordenador do Dsei, Roberto Wagner Bernades, a medicação será usada em ação que vai ser desenvolvida nos próximos dias nas 56 aldeias localizadas no município de Oiapoque, sendo mil protocolos profiláticos e 500 terapêuticos.
“Faremos buscas ativas em todas as aldeias”, disse o coordenador. Sensível ao momento de crise que vive a população, Clécio Luís vem adotando sistematicamente o protocolo de ajuda a outros municípios e povos indígenas do Estado.
“Adotamos a postura de trabalharmos de forma cooperativa e complementar”, ressaltou o prefeito na ocasião.
Compreendendo essa necessidade de sempre dar as mãos num ato de amor e solidariedade, Josiel disse, também, não ser esse o momento para se preocupar com fronteiras municipais, nem cor de bandeiras ou posições políticas.
“O foco nesse momento é salvar vidas”, enfatizou.