O preciso que o candidato a uma das vagas oferecidas nas eleições de 2020 entenda, por meio de um estudo factual, os aspectos e características acerca do município que deseja lançar candidatura como forma de planejar uma campanha eleitoral mais direcionada e assertiva. Conhecendo o cenário que você está inserido facilita o desenvolvimento de propostas de campanha baseadas nas reais demandas da população bem como na realidade atual do município.

E O VICE-GOVERNADOR?
Existe uma curiosidade da população amapaense com relação ao sumiço do empresário e vice-governador Jaime Nunes. Desde o começo da declaração da pandemia e a publicação dos decretos estaduais que mandou a população ficar em casa e fechar o comércio não essencial que o vice não aparece para apoiar as medidas do Governo ou mesmo para reclamar dos prejuízos que está tomando. O mistério fica ainda maior por ter ele, o vice-governador deixado a presidência da Comissão da Covid-19.

EXPECTATIVA
A grande expectativa dos comerciantes, dos industriais, dos prestadores de serviço, pequenos, médios ou grandes e, também, dos consumidores pela reabertura hoje do comércio em Macapá. As informações ainda não são muito boas, vindas da área médica, mas mesmo assim, com contingente de atendimento reduzido, os empresários começam a retirar as tamponas das portas das lojas e recolocar as mercadorias e produtos nas vitrines que permaneceram com os espaços vazios desde o começo de março.

PORTA QUE NÃO VAI ABRIR
Mesmo com a liberação da atividade comercial tem porta que não vai abrir. Ocorre que os aluguéis altos, a falta de negócios, e os encargos com água, energia, funcionários, pagamento de fornecedores, entre outros, inviabilizaram muitos negociantes que ficaram sem qualquer renda e devendo a todos. A opção de não mais abrir e seguir em frente, noutros campos e noutras plagas, é o resultado das viúvas e viúvos vivos dos negócios no Amapá. Quantos são? Ninguém sabe!

ISOLAMENTO SOCIAL
Os administradores continuam tendo dificuldade para decidir certo. Desta vez vai permitir que o comércio e igrejas e templos funcionem, mas está afirmando que é proibida a aglomeração de pessoas e que ainda é preciso manter o isolamento social. Acho que é um tiro no pé. O tempo agora é de orientação social, agindo diretamente com as famílias ou, individualmente com as pessoas. A dificuldade para a volta da confiança da população no que dizem e fazem os seus administradores está em alta.

ESTRATÉGIA PARA O TRANSPORTE COLETIVO
Como vai ser a distribuição, a partir de hoje, dos passageiros nos transportes coletivos da capital. O ônibus vai ter que sair com motorista e cobrador, consumindo óleo diesel e lubrificante, graxa e pneu, mas com uma quantidade de passageiros que não signifique aglomeração, ou seja, terá que conduzir os passageiros à meia carga ou menos, o que é insuficiente para tornar as linhas rentáveis ou mesmo em condições de empatar despesa com receita. Vai dar problema…