São poucos os pré-candidatos novatos que apareceram até agora nas principais cidades brasileiras.
Nas últimas eleições a renovação política chegou a 47,3% na Câmara Federal, número que muito dificilmente será repetido no pleito desse ano.
Nas capitais o quadro de cada uma tem pré-candidatos novatos que nunca disputaram cargos eletivos ou ocuparam cargos públicos. Em Macapá, por exemplo, os novatos na política com potencial de chegar ao Palácio Laurindo Banha, com uma ou duas exceções, estão entre os principais pré-candidatos.
Em Santana a situação ainda apresenta vantagem para os veteranos que são pré-candidatos, como o atual prefeito. Os demais novatos estão, rigorosamente com as menores chances de vencer, tanto para prefeito como para vereador.
A mesma situação vem ocorrendo nas grandes capitais brasileiras, como as da Amazônia, especialmente Belém e Manaus.
O podcast de 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas. De uma forma leve e dinâmica, com a duração razoável e que caiba na correria do dia do eleitor. Esse mecanismo vai proliferar, assim como nas emissoras, principalmente as FMs.
O podcast tem a vantagem de ser curto, em torno de 15 minutos, podendo ser gravado em estúdio, inclusive de campanha.
O candidato, além dos recursos já conhecido pelo eleitor, também pode agir nas redes sociais, tomando a precaução para seguir as recomendações legais, não atacar falsamente os adversários e estar sempre nos limites do marco da internet.