O monitoramento da adesão da população às medidas de distanciamento social ocorreu por meio do sistema de geolocalização.
Macapá registrou queda no isolamento social na última semana. Segunda-feira, 1º de junho, o índice era de 49,05%, no dia seguinte caiu para 48%. Logo depois caiu para 43,08% e no dia 4 de junho, quinta-feira, o índice marcou 43,0%. Na sexta-feira, 5, despencou para 38%, percentual bastante negativo diante do quadro da pandemia no estado. Os dados são da Empresa de Inteligência de Dados.
O monitoramento da adesão da população às medidas de distanciamento social ocorreu por meio do sistema de geolocalização da empresa InLoco e feito por dados captados, de forma criptografada, a partir de dispositivos móveis em toda cidade, registrando a movimentação dos aparelhos.
Embora a Prefeitura de Macapá tenha prorrogado por mais 10 dias a quarentena e o isolamento social ser necessário para conter o avanço da pandemia, boa parte da população tem desrespeitado o confinamento e ido para as ruas, o que poderá refletir na ascendência da curva de casos da doença.
“A população precisa colaborar, ficar em casa, tomar todos os cuidados. Esta semana, tivemos uma baixa no índice de isolamento social, o que pode fazer com que o número de casos da Covid-19 volte a ser registrado de forma mais acelerada”, disse o secretário municipal de Planejamento, Paulo Mendes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que somente o índice próximo do ideal pode achatar a curva de crescimento da Covid-19, que é a adesão de 70% à quarentena. Ainda de acordo com a entidade, as medidas de isolamento social são importantes para ganhar tempo, desacelerando o contágio, e dando tempo para que o sistema de saúde se fortaleça.