Josiel Alcolumbre

DRT- 0000399/AP

O homem público tem que estar atento a tudo o que planejou para determinado período e para os eventos fortuitos e de força maior que forçam modificações em planos e mudanças de rumo mesmo, quando as propostas são bem elaboradas e consideradas prioritárias e de interesse geral.
Os casos fortuitos e de força maior são tipicamente decorrentes de grandes acontecimentos da natureza, de atos governamentais ou de atos extraordinários vinculados a uma ação coletiva como as guerras, extensas paralisações das cadeias logísticas, abrupta redução da atividade econômica ou pandemia, entre outros.
Interessante notar que a sociedade, através dos seus instrumentos, tem oscilado na caracterização dos eventos como sendo de caso fortuito ou força maior, não havendo muitas vezes reconhecimento de fatos.
Essa situação exige dos homens públicos a acuidade, a confiança no feeling, o preparo, ou mesmo a decisão de agir dentro do desconhecido, mas tendo os pés no chão com a certeza de que pode assumir a específica responsabilidade.
O senador Davi Alcolumbre, desde quando venceu a sua primeira eleição para vereador pelo município de Macapá, tem tido a percepção do que pode acontecer em futuro próximo e que dele pode depender tomada de decisão única, mas necessária para o fortalecimento capaz de enfrentar o caso fortuito e a força maior.
Isso é percepção!
Não que ele, no caso da insistente luta para que fosse construído o Hospital Universitário, da Universidade Federal do Amapá, tivesse imaginando uma pandemia, mas testemunhava a frágil assistência que a população amapaense recebia quando precisava do sistema estadual de saúde.
Desenhou o caminho que teria que trilhar para poder cultivar o pensamento na melhoria do atendimento da população amapaense pelo sistema de saúde estadual.
Tudo começou lá na vereança, depois quando disputou e venceu as eleições para a Câmara Federal, depois disputou e venceu as eleições para o Senado da República e, finalmente foi para a disputa mais difícil: a Presidência da Mesa do Senado que o levaria à Presidência do Congresso Nacional, e venceu.
Por isso ganhou autoridade para fazer o que está fazendo. Fosse o melhor dos vereadores pelo Município de Macapá, nada disso seria possível, como não foram durante os 24 anos anteriores, mesmo com outros senadores.