Depois de prorrogar por mais três dias, sábado 13, domingo 14 e segunda 15, as atividades econômicas voltam hoje com restrições.
O prefeito de Macapá, Clécio Luís, assinou o Decreto 2.235/2020, que prorrogou por mais 3 dias a vigência do decreto anterior, que dispunha sobre os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais de produtos e serviços essenciais na capital amapaense.
A vigência do decreto terminou ontem e, a partir de hoje, começa o funcionamento do comércio, da indústria e do serviço, com restrições definidas em regras especiais e que conta com a participação dos proprietários, gerentes e funcionários de cada estabelecimento de médio e grande porte.
A participação dos clientes também e tida como muito importante, uma vez que a pandemia ainda não está eliminada ou controlada a ponto de tudo poder funcionar como antes. O uso da máscara continua obrigatório para todo mundo e a não aglomeração continua como regra geral e a distância entre as pessoas com a recomendação de continuar em dois metros.
As decisões, todas elas, estão sendo tomadas em conjunto com o Grupo de Enfrentamento ao Coronavírus na capital, que considerou a possibilidade e a necessidade de ser praticado a liberação das atividades comerciais, industriais e de serviços de forma gradual e já com a participação dos responsáveis por cada negócio.
Os registros de contaminação pelo coronavírus em Macapá ainda oscilam conforme o comportamento da população, mas já são observadas quedas aparadas por vários indicadores, não obstante aqueles que registram o isolamento social, o mais fora de controle do município de Macapá.