Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

O Hospital Universitário da Unifap fazia parte de um sonho sonhado por administradores, professores e alunos da Universidade Federal do Amapá. Os mais otimistas, considerando os desenhos preliminares e as funções primárias, estavam satisfeitos com as discussões de planejamento. A priorização na execução das obras do HU ganhava força a cada comentário feito sobre as precárias condições de atendimento do sistema estadual de saúde.
Apesar do dinheiro disponibilizado por emendas parlamentares e o pouco previsto para investimento no Orçamento Público Estadual, as dificuldades e as urgências continuavam predominando no chamamento de atenção dos dirigentes do setor e, assim, se constituindo no principal clamor da população, que enfrentava problemas, os mais diversos, quando procurava os serviços de saúde do estado.
Com a eleição de Davi Alcolumbre para o Senado, se vislumbrou no horizonte a possibilidade do novo senador pelo Amapá assumir o protagonismo do grande projeto, motivando os demais companheiros de bancada no parlamento nacional, a também contribuir para que o sonho virasse realidade a menor prazo.
Mais dinheiro, mais esperança para a conclusão da obra!
Emendas de bancada, recursos do orçamento do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação reforçaram o caixa da Unifap, que entendeu o momento e mandou acelerar a construção do prédio, do jeito e do tamanho sonhado pelos professores, alunos e administradores.
Assim, desde meados do ano passado o prédio do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá, estava com mais de 90% concluído. Apenas os detalhes que dependiam dos equipamentos hospitalares esperavam para que 100% estivessem prontos.
Eleito Davi Presidente do Congresso Nacional aumentou a possibilidade de concluir o prédio do HU. Foi o que aconteceu e, agora, o HU é uma realidade e está recebendo ajustes para ficar em condições de ser alternativa para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.