Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

Preciso prestar minha homenagem ao Dr. João Bosco Papaleo Paes e apresentar, publicamente, as minhas condolências e de minha família a cada um dos familiares, amigos e correligionários daquele que foi médico de grande parcela do povo, político de postura irreparável e cidadão que soube honrar a população amapaense que o escolheu para exercer suas profissões.
Um prefeito que até hoje é lembrado pelas suas realizações e pela forma correta como aplicou o dinheiro público, recebendo elogios dos vereadores e dos órgãos de controle que avaliaram a sua gestão como correta.
Depois, senador da República. Atuando representando o Estado do Amapá com dignidade e fazendo valer os direitos que dependiam dos encaminhamentos legislativos no Senado da República, como nas outras esferas de governo, seja atuando como senador ou como membro da bancada amapaense.
Mais tarde vice-governador, onde dignificou sua participação, mesmo agindo dentro dos estreitos limites daquele autorizado pela regra da gestão do Estado. Foi correto na despedida quando, entendendo as dificuldades que teve para continuar no cargo, entregou-o ao povo sem, entretanto, na saída, fazer o que entendeu digno de um político que conheceu as entranhas do Governo do Amapá através do comportamento das pessoas que o compunham.
Como médico cardiologista é um exemplo ético e profissional. Jamais deixou de ser médico, mesmo sendo prefeito de Macapá, senador da República ou vice-governador do Estado.
Foi uma despedida triste de muitos amapaenses que reconhecem no Dr. Papaleo um ícone da medicina, da envergadura de Alberto Lima e Antônio Teles, também dos profissionais que sempre respeitaram o desempenho de Papaleo, também, na política.
Nós todos passamos a ter o Dr. Papaleo como referência de responsabilidade, retidão e empenho pelo Amapá e pelo Brasil.
Chamado pelo Arquiteto do Universo, que descanse em paz!