Rodolfo Juarez

UM NO LUGAR DO OUTRO
Muito embora não seja comum é importante que magistrados consigam se colocar no lugar dos advogados a fim de entender suas demandas e vice-versa. Além disso, é essencial considerar a justiça como uma engrenagem de múltiplos atores: juízes, advogados, clientes, estagiários, servidores. Para que o trabalho flua melhor, é primordial que haja uma comunicação eficiente e respeitosa entre todos os envolvidos. Isso evita possíveis atritos nas relações. Se colocar no lugar do outro é, portanto, a forma de compreender como melhor se comunicar.

O GOLPE DO BOLETO
Um novo golpe está crescendo em todo o país: é o golpe do boleto. O golpe consiste em alterar a linha numérica e o código de barras, para enviar o valor pago para outra conta e muitas vezes para outro banco. Os dados no corpo do boleto são reais, mas os dados da linha numérica, que é informação mais importante no momento do pagamento, são falsos. Muitas vezes o código de barra também é alterado ou fica inelegível, para forçar a digitação da linha numérica. O crime é de estelionato, mas a dificuldade é grande para evitá-lo e prová-lo.

RACISMO
Negros são expulsos pela polícia de apartamentos e hotéis onde vivem e passam a ser impedidos de entrar em lojas, restaurantes e até mesmo hospitais. Assim está a China em pleno ano de 2020. O caso acima vem ocorrendo na cidade de Guangzhou, no sul do país. A cidade, que abriga uma das maiores comunidades africanas, tomou as atitudes racistas com base em um boato de que os negros carregavam uma segunda onda da pandemia. Uma loja do McDonalds na cidade chegou a colocar na porta uma placa alertando que a entrada de negros estava proibida.

RECICLAJUD
O presidente do Tribunal e Justiça do Amapá, desembargador João Lages, e o corregedor do TJAP, desembargador Carmo Antônio de Souza, seguindo todos os protocolos de segurança em saúde, reuniram-se na manhã de ontem, dia 18, com o prefeito de Macapá, Clécio Luis Vilhena Vieira, para tratar sobre o programa experimental de coleta seletiva de resíduos sólidos da Justiça: RECICLAJUD. A ideia é possibilitar o desafogamento de aterros sanitários, a criação de uma cadeia produtiva de reciclagem e a preservação do meio ambiente e recursos naturais do Amapá.

O DESAFIO CONTINUA
Pouco mais de um mês após confirmar o 1º caso no país, em 26 de fevereiro, o novo coronavírus chegou em 20 de março ao Amapá. Uma mulher vinda de Belém poucos dias antes apresentou indícios e foi atestada com sintomas da covid-19. Desde então, 90 dias depois, completados na quinta-feira, dia 18, a capital e o estado viveram as faces mais dramáticas da pandemia de Covid-19, que aconteceram antes nos grandes centros e depois no Amapá.

QUADRIMESTRE NO COMÉRCIO PARA ESQUECER
Os impactos das restrições de funcionamento às atividades consideradas não essenciais, pelo governo, se refletiram na arrecadação de tributos do Governo. Em abril, o comércio vendeu 33,7% a menos que em março, registrando uma redução no primeiro quadrimestre em 11,6. O desempenho de abril foi o pior resultado obtido desde quando o IBGE começou a levantar informações para a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) em janeiro de 2004. Os 33,7% de queda em abril deixaram o Amapá com a pior situação entre os 27 estados, seguido por Rondônia (21,8%) e Ceará (20,2%).