As unidades móveis de distribuição de medicamentos da Prefeitura de Macapá registraram no período de 26 de maio a 1º de junho a distribuição de 52.740 comprimidos utilizados como sugestão terapêutica para os sintomas da Covid-19. As vans que ficam em frente às Unidades Básicas de Saúde Lélio Silva e Álvaro Corrêa funcionam para o público de segunda a sábado, das 8h à 0h. Do total de 5.860 kits fornecidos nos dois pontos, foram distribuídos 23.440 comprimidos de ivermectina e 29.300 de azitromicina.

UBS ROSA MOITA
Emendas parlamentares viabilizaram a ampliação e a reforma geral do prédio da UBS Conceição Rosa Moita, no bairro Nova Esperança, ao custo total superior a R$ 500.000,00. As consultas são agendadas para evitar aglomeração. O prédio da UBS conta com três blocos, com atendimento em clínica geral, pediatria, saúde da família, vacina e dispensação de medicamentos, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para agendamento utilizar o telefone 9 8813 3576 e o endereço está na Rua Raimundo Pequilo Góes, n.º 294 – Nova Esperança.

TRE: PLANO DE RETORNO
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá elaborou um plano de retomada do trabalho presencial. Tal medida aponta eixos norteadores de prevenção a serem adotadas. Desde o início do isolamento social que iniciou no TRE no dia 23 de março, medidas foram implementadas considerando as restrições de isolamento social impostas em razão da pandemia ocasionada pela covid-19. Apesar de o plano estar pronto, por enquanto não há previsão para o retorno.

COMÉRCIO FECHADO
Foram prorrogadas por todo o mês de junho as ordens que mantêm o isolamento social e a suspensão das aulas. Segundo o prefeito de Macapá estão sendo observados dois pontos para que seja autorizada a abertura das atividades não essenciais: o funcionamento do Hospital Universitário da Unifap, que aumenta o número de leitos hospitalares e a continuação da taxa de isolamento social. A propósito, até agora ainda não se sabe os critérios que informam essa taxa, mas se usa.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS
O ano de 2020 se mostra um ano atípico devido à pandemia da covid-19. O principal ponto em tempos de coronavírus, acerca das eleições municipais de 2020, é que, até o presente momento permanece confirmado os dias 4 e 25 de outubro para primeiro e segundo turno, respectivamente. É importante lembrar que tais dias não são escolhidos aleatoriamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que organiza as eleições, mas advém do texto magno e da legislação infraconstitucional.

RESOLUÇÃO DO CNJ: RETOMADA NO PODER JUCICIÁRIO
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, assinou na segunda-feira, dia 1.º de junho a Resolução CNJ n.º 322/2020, que estabelece as condições para a retomada dos serviços presenciais nos órgãos do Poder Judiciário no contexto da pandemia pelo novo coronavírus. O ato normativo determina que o retorno tenha que ocorrer de forma gradual, observadas as medidas mínimas necessárias para a prevenção de contágio pela Covid-19. O restabelecimento das atividades poderá ocorrer a partir do dia 15 de junho.