Quem esteve aniversariando esta semana em Macapá foi o pré-candidato a prefeito do município Josiel Alcolumbre. Comemorado com a família devido à preocupação com a não aglomeração e o consequente distanciamento social, Josiel Alcolumbre, mesmo com essas reservas, recebeu o cumprimento de correligionários e de eleitores anônimos desejando boa sorte em seus projetos e saúde para ele e seus familiares nesses momentos difíceis. A coluna parabeniza o político.

PRAZO FINAL PARA PEDIDO DE REGISTRO DE CANDIDATURA
A Emenda Constitucional n.º 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho, adiou o primeiro e o segundo turno das Eleições Municipais deste ano, respectivamente, para os dias 15 e 29 de novembro, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Com a prorrogação do pleito, também foram fixadas novas datas para outras fases do processo eleitoral de 2020, entre elas a de registro dos candidatos escolhidos em convenções partidárias. O prazo final para a apresentação do pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral, inicialmente definido para 15 de agosto, passou para o dia 26 de setembro.

IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA NA ELEIÇÃO
O TSE seguirá recomendação apresentada pelos infectologistas que prestam consultoria sanitária para as eleições municipais, e vai excluir a necessidade de identificação biométrica no dia da votação. A decisão foi tomada pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, após ouvir os médicos David Uip, do Hospital Sírio Libanês, Marília Santini, da Fundação Fiocruz, e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein, que integram o grupo que presta a consultoria.

OPERAÇÃO ÁGORA
A Polícia Federal deflagrou mais uma operação policial, autorizada pela Justiça com o objetivo de apurar fraudes em licitação em obras na sede do município de Oiapoque. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, todos em Macapá. A fraude teria gerado, segundo a PF, prejuízos ao Tesouro na ordem de R$ 500.000,00. Os mandados foram cumpridos nos bairros Infraero I, Jardim Marco Zero e Pacoval. O centro da atenção está na obra de reconstrução da Praça Ecildo Crescêncio, sede do município de Oiapoque.

ECONOMIA
Uma das dúvidas mais comuns (talvez a mais comum) sobre os efeitos da pandemia de Covid-19 é saber onde está o fundo do poço para a economia brasileira. Para responder a essa pergunta, o Jornal Aqui Amapá foi fundo nos números. E, se os indícios do governo estiverem certos, a notícia é surpreendente. De acordo com sete indicadores, o pior já passou. E foi em abril. Os resultados melhores do que o esperado em maio e, principalmente, em junho e na prévia de julho levaram o governo a manter a sua projeção de queda para a economia neste ano em 4,7%.

PESQUISA
A pesquisa do DataSenado mostra que 80% dos 3.490 participantes consideram muito importante o acesso gratuito desses alunos ao ensino a distância. Por outro lado, 12% acham que é pouco importante e 5% afirmam que é nada importante. Os outros 3% não responderam. Na hipótese de que o texto seja aprovado, 71% dos internautas afirmam que a proposta vai ajudar muito os estudantes de escola pública, enquanto 17% acham que vai ajudar pouco e outros 8% acham que não vai ajudar esses estudantes.