O presidente da comissão, o bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti, disse que está claro que este ano não será possível a procissão tradicional.
O prefeito de Macapá, Clécio Luís, recebeu nesta terça-feira, 28, a comissão do Círio de Nazaré 2020, que apresentou uma nova proposta da maior celebração religiosa do Norte do país. Devido à pandemia, a tradicional procissão com a peregrinação de inúmeros fiéis pelas ruas da capital foi cancelada este ano. Porém, um novo formato está sendo pensado e trabalhado pela comissão.
Por exemplo, carreatas com um número de pessoas reduzidas, encontros de celebração da vida, o que significa que a própria instituição religiosa poderá organizar um ou vários momentos de oração, nos dias e horários que atendam a realidade de cada paróquia. Outro ponto é a novena em famílias, missa de apresentação do manto e transladação.
Clécio garantiu apoio ao novo formato do Círio, mas reforça que tudo também depende do respaldo do Comitê Técnico de Saúde Municipal, responsável pelos dados epidemiológicos sobre o novo Coronavírus.
“No nosso Decreto Municipal, nº 2.602/2020, ampliamos para 100 pessoas nas congregações, templos religiosos e similares. Sabemos da importância do Círio para todos nós, apoiaremos sim esse novo formato, mas com todo cuidado e segurança com a nossa saúde. Os números têm tido uma queda, os atendimentos nas UBSs reduziram muito, mas temos que ter cuidado, para que não haja uma segunda onda. Todas as nossas decisões são baseadas no Comitê Técnico de Saúde Municipal. Estamos à disposição para contribuir com este novo formato”, ressaltou.
O presidente da comissão, o bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti, disse que está claro que este ano não será possível a procissão tradicional. No entanto, novos formatos são importantes para celebrar este momento de fé e louvor.
“Viemos conversar com o prefeito e seus secretários para discutir formas possíveis que poderemos fazer, sejam carreatas menores, missas em cada paróquia ou uma celebração no dia do Círio. O chamado da festividade para este ano é dar justo valor e dignidade à toda vida, à toda criatura. Apresentamos as nossas propostas e alinharemos cada uma delas para atender tanto o nosso público quanto as precauções de saúde recomendadas pela prefeitura, por de meio de decreto”, explicou.
Participaram também da reunião o padre Rafael Donneschi, secretário municipal do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana, Márcio Pimentel; subsecretário de Fiscalização e Postura Urbana, Eudo Costa; assessor especial de Governo, Cirilo Simões Filho e a colaboradora da Comissão do Círio junto ao GEA, Tânia Maria do Socorro Barroso Miranda Sousa.

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, recebeu em audiência os organizadores da Festa do Círio de Nazaré que apresentaram uma nova proposta para a celebração.