A próxima edição do Jornal Aqui Amapá é a número 1.000. A edição n.º 1 foi editada no dia 3 de janeiro de 2011. Naquela oportunidade começava um governo novo a partir do Palácio do Setentrião e a segunda parte de um governo no município de Macapá que tinha a proposta de melhorar a cidade e dar oportunidade para que o homem do campo continuasse por lá, aumentando a sua participação no mercado, aumentando a renda e a qualidade de vida.

EDIÇÃO MIL – PROFISSIONAIS
Durante quase 10 anos (faltam aí pouco mais de 5 meses) pelo menos 19 profissionais estão ou estiveram construindo, de forma direta, mais essa história do jornalismo no Amapá. São eles: André Melo, Bianca Pitanga, Bonfim Salgado, Carlos Bezerra, Edivaldo Siqueira (Waltinho), Élcio Barbosa, Jair (impressor – máquina Solna), José Negreiros (Zé da Mido), José Wilson, Josiel Alcolumbre, Paulo Tarso Barros, Klaus Nascimento, Luana Tavares, Luciane Alves, Luis Trindade, Marciane Quintela, Pedro Veleda, Rodolfo Juarez e Salomão Alcolumbre.

TESTE DO PEZINHO
O teste do pezinho, essencial para a detecção de doenças nos primeiros dias de vida, não é realizado desde março deste ano na Maternidade Mãe Luzia, a única da rede pública no Estado. A falta do exame motivou recomendação do Ministério Público do Estado para que a Secretaria de Saúde disponibilize o procedimento de forma imediata aos bebês. A Sesa confirmou que sabe da falta do teste, mas justificou informando que está em processo de contratação de empresa para a realização do exame.

POSSE EM OIAPOQUE
Após 2 semanas do afastamento da prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda Marques, o vice Erlis Karipuna, que é de origem indígena, tomou posse, no dia 7 de julho, no cargo de prefeito do município na condição de interino. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de Oiapoque. A prefeita Maria Orlanda foi afastada do cargo pela Justiça Federal durante a Operação Panaceia deflagrada pela Polícia Federal em 14 e 24 de junho. A prefeita é investigada por desvio de remédios e de testes para o diagnóstico da Covid-19. Buscas foram feitas na casa dela, onde os materiais foram encontrados.

MESTRADO EM BIODIVERSIDADE
Estão abertas até 15 de julho as inscrições para as provas presenciais de ingresso no mestrado em Biodiversidade da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A inscrição para o certame, que oferece 10 vagas, é feito pela internet. Os exames estão previstos para o dia 4 de agosto, em 14 cidades pelo país. O curso acontece presencialmente, em Macapá. As provas serão realizadas nos seguintes locais: Macapá, Brasília, Altamira, Belém, Bragança, Santarém, Campo Grande, Cuiabá, Sinop, Manaus, Palmas, Porto Velho, Recife e São Luiz. O resultado do certame está previsto para ser divulgado em 11 de agosto.

SÓ NA SEXTA-FEIRA
Somente na próxima semana a Comissão Especial dos Ex-Territórios Federais de Rondônia, do Amapá e de Roraima – CEEXT voltará a publicar atas com processos novos. A informação foi dada pela presidência da própria comissão, ao comunicar que não haveria publicação de atas da Emenda Constitucional 98. De acordo com a CEEXT, estão sendo elaboradas portarias de enquadramento a serem publicadas no Diário Oficial da União na próxima sexta-feira, dia 10 de julho de 2020 para os três Estados.